UFFS participa de Encontro de Reitores Cuba-Brasil

Publicado em: 19 de agosto de 2014 00h08min / Atualizado em: 19 de agosto de 2014 00h08min

O reitor em exercício, Antônio Inácio Andrioli, participou nos dias 18 e 19 de agosto, do Encontro de Reitores Cuba-Brasil, realizado em São Paulo.

O objetivo do evento, realizado em parceria estabelecida entre o Ministério da Educação do Brasil, o Ministerio de Educación Superior de Cuba, ABRUEM, ANDIFES e FAUBAI, foi aprofundar as oportunidades de cooperação entre as Instituições participantes, através da promoção de debates de temas relevantes e pela dinamização de espaços de diálogos diretos.

De acordo com o reitor, o encontro foi importante, entre todos os temas trabalhados, pela possibilidade de estreitamento das relações bilaterais entre os dois países em várias frentes. “A aproximação Brasil-Cuba é importantíssima para a UFFS que tem como desafio sua internacionalização. Há a preocupação do governo brasileiro e daquele país na flexibilização do perfil dos profissionais formados, criando, para isso, um sistema de reconhecimento de diplomas para os profissionais formados nos dois países”, apontou Andrioli.

“Temos sintonia com os programas desenvolvidos por Cuba em diversos âmbitos. Na área da saúde Cuba é referência e temos muito a aprender com os programas de formação médica. Mas, para além disso, aquele país, por exemplo, desenvolveu um dos mais avançados programas de agroecologia, que também é um dos pilares da UFFS. Por isso, no dia 21 de agosto teremos no Campus Laranjeiras do Sul a presença da reitora da Universidade Agrária de Havana, María Irene Balbin Arias, que participará de um seminário sobre o Centro de Educação do Campo. Há a possibilidade daquela universidade integrar o Centro, o que seria muito enriquecedor”, ressaltou o reitor.

O próximo encontro está programado para acontecer no primeiro semestre de 2016, em Cuba.