CRDH UFFS tem nova coordenação e amplia equipe de trabalho

Publicado em: 20 de agosto de 2014 00h08min / Atualizado em: 20 de agosto de 2014 00h08min

O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) recebeu nessa semana sua nova coordenadora, Isabela Barison Matos, professora do Campus Chapecó.

 

Segundo Isabela, juntamente com a equipe existente, a atuação do CRDH UFFS deve promover a cultura de direitos humanos, contribuindo para sensibilizar a sociedade na formação da cidadania, construindo atitudes mais abertas e mais tolerantes, capazes de proporcionar maior compreensão e aceitação do outro. “Precisamos construir uma cultura de respeito buscando a justiça social ao mesmo tempo em que a violência, o preconceito, a discriminação e as injustiças são combatidas”, afirmou.

Isabela é doutora em Ciências - Saúde Pública, mestre em Sociologia, especialista em Administração Pública e graduada em Serviço Social. Foi docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, por duas décadas, atuou em universidades comunitárias catarinenses e gaúchas em funções relacionadas ao ensino, à pesquisa, extensão e gestão, trabalhando pela interiorização do ensino superior nos diferentes níveis. Na pesquisa, estuda educação e processos formativos na saúde e políticas públicas na educação e saúde.

Equipe

O CRDH também ampliou sua equipe com a chegada da assistente social, Rosangela Maria Huning, cedida pela Prefeitura de Chapecó.

Para Rosangela, é grande o desafio de contribuir com a construção de ações que visem promover a cultura de Direitos Humanos no sul do Brasil, considerando a vida nas suas diferentes dimensões e articulada com as políticas públicas. Ela ressalta também a importância da parceria com movimentos sociais e sociedade civil organizada, na perspectiva da garantia do direito, enfrentando as diversas expressões da questão social.

Também contribuem com os trabalhos no CRDH UFFS um advogado, uma técnica em assuntos educacionais, uma jornalista, dois historiadores, três sociólogos e uma psicopedagoga.

CRDH UFFS

O Centro de Referência em Direitos Humanos é fruto de uma cooperação entre a Universidade Federal da Fronteira Sul e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e busca a efetivação dos direitos humanos e o combate a todas as formas de preconceito, intolerância, discriminação, desrespeito e violência na Mesorregião da Fronteira Sul.

Seu objetivo é promover a cultura de direitos humanos, através de ações que considerem a vida humana e social nas suas diferentes dimensões, abordadas de maneira transversal, interdependente e transdisciplinar. As ações desenvolvidas pelo CRDH vão contemplar a apropriação do conhecimento, a formação, a pesquisa, a intervenção e a articulação junto às políticas públicas, aos movimentos sociais e à sociedade civil organizada, na perspectiva de promover, garantir e defender os direitos humanos no Sul do Brasil.

O CRDH – UFFS funciona na sala 4-1-03 da Unidade Bom Pastor e o horário de atendimento é das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

isabela_crdh  rosangela_crdh