Licenciaturas da UFFS passam por amplo processo de reformulação
As discussões têm participação de toda a comunidade acadêmica e representantes da comunidade regional

Publicado em: 30 de maio de 2017 00h05min / Atualizado em: 30 de maio de 2017 00h05min

Os projetos pedagógicos de curso (PPCs) de todos os cursos de Licenciatura da UFFS estão passando por um amplo processo de revisão e reformulação, com o propósito de atender o que determina o Artigo 22 da Resolução Nº 2/2015, do Conselho Nacional de Educação (CNE). A determinação estabelece o prazo de 3 anos, a contar de julho de 2015, para adequação dos PPCs  às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de formação de professores para a Educação Básica.

No âmbito da UFFS, a reformulação iniciou ainda em 2015, com os primeiros encaminhamentos em torno da 1ª Conferência das Licenciaturas. O evento permitiu um processo coletivo de discussão, avaliação e proposição, envolvendo servidores docentes e técnico-administrativos, além de estudantes, ligados às licenciaturas da UFFS. Representantes das redes de Educação Básica também tiveram espaços para contribuição. Todo o processo culminou com a aprovação, pela Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis do Conselho Universitário, da Política Institucional da UFFS para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica, promulgada pela Resolução Nº 2/2017 – CONSUNI/CGAE.

Conferência das Licenciaturas reuniu delegados de todos os campi da UFFS

Atualmente, a UFFS oferta 28 cursos de Licenciatura, mas o processo envolve 29 PPCs, uma vez que o Campus Laranjeiras do Sul está propondo a criação de um Curso de Pedagogia, a ser implementado a partir de 2018. Para dar conta deste processo, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) está trabalhando em articulação com coordenações acadêmicas, fóruns dos domínios Comum e Conexo, Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e colegiados de cursos. “A revisão envolve 2/3 dos cursos da Universidade, em 13 áreas de formação. Todo o processo foi pensado para ser construído coletivamente, envolvendo e possibilitando a efetiva participação de toda a comunidade acadêmica e representação da comunidade regional. Desse modo, o processo é bastante complexo, tornando-se muito exigente no que se refere à organização e coordenação”, analisa o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida.

Conforme Braida, o processo segue e aprofunda diretrizes já expressas na Política Institucional da UFFS: consolidar o projeto de inserção e articulação da UFFS com a comunidade regional; contribuir para a construção da identidade e da unidade multicampi dos cursos de licenciatura da UFFS, respeitando as especificidades locais e das áreas do conhecimento; qualificar a formação de professores da Educação Básica pública no âmbito dos cursos de Licenciatura da UFFS por meio da articulação dos domínios curriculares e da integração das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão; articular as atividades de formação dos cursos de Licenciatura da UFFS com a Educação Básica pública e outros espaços educativos escolares e não escolares; e fortalecer as relações entre os cursos de Licenciatura da UFFS e os programas de Pós-Graduação.

METODOLOGIA

Neste primeiro momento do processo estão sendo organizadas as atividades e as instâncias responsáveis pelo seu desenvolvimento, em que serão tratados temas como a nova configuração do Domínio Conexo nas licenciaturas, a dimensão formativa do Domínio Comum, a identidade dos cursos com mais de uma edição institucional, as propostas de Pesquisa, Extensão e Cultura nos PPCs, a configuração das práticas como componentes curriculares, dentre outros que permeiam as reformulações. Para organização desses trabalhos foram constituídas uma Comissão Institucional com representantes da PROGRAD e dos seis campi da UFFS e comissões locais de Reformulação dos PPCs de Licenciatura com representantes de diversos segmentos. As etapas e o desenvolvimento das atividades serão divulgadas nos campi, sendo que, no decorrer de 2017, estão previstos diversos momentos de socialização dos resultados dos trabalhos.

A primeira etapa do processo constituiu-se da realização de seminários, em todos os campi, nos quais a equipe da PROGRAD apresentou a Política Institucional e uma proposta de metodologia de trabalho. A partir do mês de abril iniciaram-se os trabalhos de reformulação, coordenados por comissões locais nos campi e uma Comissão Institucional. Os trabalhos incluem a realização de reuniões no âmbito dos NDEs e Colegiado de cada curso, de reuniões e seminários nos campi, envolvendo todos os cursos, para debate e proposição de aspectos comuns, como os domínios Comum e Conexo, relação com as redes de Educação Básica, articulação da Pesquisa e Extensão, estágios e prática como Componente Curricular. Além disso, para alguns destes aspectos, as reuniões e os seminários são realizados em nível institucional, com representação de todos os campi, por meio de videoconferência.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, “devido a sua complexidade e impacto na vida acadêmica das licenciaturas, já se iniciou o processo coletivo de reformulação. Os trabalhos buscam articular as diretrizes constantes da Política Institucional para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica com as experiências acumuladas pelos cursos de Licenciatura da UFFS, as especificidades das áreas do conhecimento de cada curso, as reflexões constantes na literatura e as determinações da legislação nacional. Felizmente a comunidade universitária tem se engajado efetivamente nos trabalhos e já se percebem, nos debates e documentos produzidos, avanços significativos na organização dos cursos que, certamente, resultarão em qualificação da formação de professores para Educação Básica, que é o grande objetivo deste processo todo”.