UFFS realiza ato de lançamento da 1ª Conferência das Licenciaturas

Publicado em: 26 de maio de 2015 09h05min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 15h01min

A primeira Sessão Solene da Câmara de Graduação do Conselho Universitário (Consuni) terá como principal propósito a instalação da 1ª Conferência das Licenciaturas da Universidade Federal da Fronteira Sul. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e acontece na manhã do dia 28 de maio, no auditório da Unidade Bom Pastor, em Chapecó, com transmissão por videoconferência para todos os campi.

A Conferência tem apoio do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, da Capes, e será realizada em quatro etapas durante o período de junho de 2015 a outubro de 2016. Depois das etapas locais nos campi Chapecó, Erechim, Cerro Largo, Realeza e Laranjeiras do Sul, e das etapas institucionais, a ideia é elaborar um documento referência para constituição da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores. Também é objetivo da Conferência a criação do Fórum das Licenciaturas da UFFS.

Sobre a metodologia a ser implementada, o diretor de Organização Pedagógica, Derlan Trombeta, informa que, depois das plenárias de abertura que acontecerão nos campi, serão formados grupos de trabalho para avaliação dos cursos de licenciatura e apontamento das temáticas para construção da política de formação dos professores pela UFFS. “As atividades propostas têm como uma das metas integrar as licenciaturas ofertadas nos campi em um projeto de formação com princípios, diretrizes e ações comuns”, relata Trombeta.

Para o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, a Conferência representa uma oportunidade de discussão ampla com a comunidade universitária e pessoas da comunidade regional envolvidas diretamente na rede da escola básica sobre as diretrizes a serem empregadas na formação dos futuros professores. “A partir da experiência adquirida nestes cinco anos e meio pretendemos formatar um projeto institucional, e a partir dele lançar um olhar sobre a formação das áreas”, relata.

Plenárias de abertura

Campus Laranjeiras do Sul – Dia 9 de junho