Formalizado acordo de cooperação entre UFFS e Universidade de Pádua
Entre as ações de cooperação está a realização de atividades de pesquisa e de ensino em diversas áreas acadêmicas

Publicado em: 24 de agosto de 2021 16h08min / Atualizado em: 24 de agosto de 2021 16h08min

A Universidade Federal da Fronteira Sul formalizou Acordo Geral de Cooperação com a Università degli Studi di Padova (UNIPD), da Itália. Conforme o termo de cooperação, assinado pelo reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, e o reitor da UNIPD, Rosario Tizutto, o acordo prevê cooperação entre as duas instituições em atividades acadêmicas, científicas e culturais, por um período de cinco anos.

Entre as possíveis ações de cooperação estabelecidas entre as instituições estão a realização de atividades de pesquisa e de ensino em diversas áreas acadêmicas, intercâmbio entre docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, intercâmbio de informações bibliográficas e participação em seminários e encontros acadêmicos. Para a execução destas ações, Acordos Específicos deverão ser estabelecidos, de acordo com o interesse dos colegiados de cursos de graduação ou de pós-graduação da UFFS.

Entre em contato com internacional@uffs.edu.br para saber como dar os encaminhamentos necessários.

Conforme a Divisão de Relações Internacionais (DRI) da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), “o acordo representa um importante passo para a internacionalização da UFFS, uma vez que favorece a troca de conhecimento, o fortalecimento dos grupos de pesquisa, a realização de projetos compartilhados de pesquisa, melhorando nossa produção acadêmica e contribuindo para o avanço institucional”.

SOBRE O ACORDO

As tratativas para o acordo começaram ainda em 2018, quando o professor José Carlos Radin realizou pós-doutorado na UNIPD e o supervisor do estágio foi o professor Giovanni Luigi Fontana, responsável da UNIPD para as relações internacionais com a América Latina. Assim, os vários diálogos feitos na ocasião facilitaram sua efetivação. Também por isso o professor José Carlos Radin foi designado por parte da UFFS como coordenador do Acordo de Cooperação Técnica e a professora Samira Moretto como coordenadora substituta.

Conforme Radin, “o Acordo permite a proposição de projetos específicos, sobretudo para o intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores, da graduação e da pós-graduação, que visem a facilitar a realização de pesquisas, participação e/ou organização de eventos acadêmicos, formação de recursos humanos, entre outros. Inicialmente, o Acordo estabelece um prazo de cinco anos para essa cooperação, podendo ser renovado ao seu término”.

De acordo com os coordenadores, “esse tipo de Acordo é de fundamental importância para as Instituições universitárias, principalmente para os programas de pós-graduação, tendo em vista que a árdua tarefa da internacionalização é um quesito valorizado pela CAPES na avaliação dos programas. Além disso, a internacionalização se constitui, cada vez mais, num importante instrumento para a construção de uma educação atenta às exigências e aos grandes desafios da sociedade atual, amplamente globalizada. Por conseguinte, um Convênio com esse caráter, ao possibilitar a circulação de pesquisadores e de conhecimento, em mão dupla, qualifica sobremaneira as instituições que o promovem. Trata-se de um processo dinâmico e que exige esforços e iniciativa na proposição de sugestões de interesse comum. Assim, as possibilidades que se colocam para os nossos cursos são as mais diversas, uma vez que a UNIPD possui cursos e desenvolve pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento. Assim sendo, os colegiados de cursos precisam propor iniciativas que permitam dar vida ao Acordo”.

SOBRE A UNIVERSIDADE DE PÁDUA

A Universidade de Pádua possui trajetória centenária, criada no ano de 1222. Portanto, prestes a completar 800 anos e figura entre as primeiras Universidades do mundo ocidental. Goza atualmente de alto prestígio e reconhecimento, não apenas na Itália, mas em todo o mundo, principalmente por manter intensa atividade no ensino, na pesquisa e na extensão, em todas as áreas do conhecimento e por ser uma Instituição aberta à integração com as mais variadas instituições e governos em todo o mundo.