Corpo Docente e Colegiado

Portarias do Colegiado:

 

LINHA 1: HISTÓRIA DO POVOAMENTO, DA AGRICULTURA E DO MEIO AMBIENTE

Nome

Vínculo com a UFFS

E-mail

Currículo Lattes

Telefone

Claiton Marcio da Silva

Prof. permanente

claiton@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(49) 2049 3100

É Pesquisador em Produtividade do CNPq (PQ) e professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, 2010). Integra o programa de pós-graduação em História e o mestrado em Ciência e Tecnologia do Ambiente (UFFS). Possui graduação em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz, 2009), com estágio de doutorado (sanduíche) na University of Guelph, Ontario, Canadá. Possui Pós-Doutorado em Science, Technology and Society (STS) no Massachusets Institute of Technology (MIT), em Cambridge, Massachusets, Estados Unidos (2017). Foi bolsista de Pós-Doutorado no Rachel Carson Center for Environment and Society (LMU, Munique, Alemanha) entre 2017-2018. Atualmente, é Coordenador Adjunto do Mestrado em História da UFFS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências e História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: História Ambiental, Revolução Verde e Modernização da Agricultura no Brasil e outros temas de História Contemporânea, como Guerra Fria e Relações Brasil/Estados Unidos.

 

José Carlos Radin

Prof. permanente

jose.radin@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(49) 2049 3100

Possui graduação em Filosofia (1982) e Especialização em História (1985) pela Universidade de Passo Fundo - UPF, Mestrado (1995) e Doutorado (2006) em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-Doutorado em História no Dipartimento di Scienze Storiche Geografiche e Dell?Antichità, Universidade de Padova, Itália (2018). É Professor Associado e docente do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, Chapecó-SC). Ocupou o cargo de Diretor de Pós-Graduação da UFFS de 2010 a 2017. Tem experiência na área de História do sul do Brasil com ênfase no Oeste catarinense e pesquisa temas como: povoamento, processos migratórios, colonização, italianos e ítalo-brasileiros, agricultura e meio ambiente. 

Jaisson Teixeira Lino

Prof. permanente

lino@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(49) 2049 3100

Possui graduação em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2002), especialização em Arqueologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI) em 2007, mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro(UTAD) de Portugal (2012), com reconhecimento de diploma no Brasil pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade de Amsterdã, Holanda. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus de Chapecó-SC. Tem experiência nas áreas de Arqueologia Pré-histórica e Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia, Arqueologia da Guerra e do Conflito, Arqueologia Industrial, História Indígena, História Regional, Arqueologia Histórica, Arqueologia da Paisagem, Patrimônio Histórico e Cultural e Etnohistória.

Marlon Brandt

Prof. permanente

marlon.brandt@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(49) 2049 3100

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Professor do curso de Geografia - Licenciatura, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Geografia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia histórica, história ambiental, populações tradicionais, colonização, indústria madeireira e fruticultura.

Miguel Mundstock Xavier de Carvalho

Prof. permanente

miguel.carvalho@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(42) 3635-0000

Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000-2004), Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004-2006) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006-2010), com estágio de doutorado pela University of Kansas (EUA). Realizou pós-doutorado em História na University of Guelph - Canadá (2016). Desde 2011 é professor de História na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul - Paraná. É professor permanente do Mestrado em História (UFFS) e do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (UFFS), onde leciona a disciplina de História Ambiental. Orientador de Mestrado. Na Graduação leciona as disciplinas de História da Fronteira Sul e História e Filosofia das Ciências da Natureza. Temas que tem interesse para pesquisar e orientar: história ambiental, desmatamento, Araucaria angustifolia, floresta com araucária, história da criação intensiva de suínos, história e animais, história da modernização da agropecuária, vegetarianismo e veganismo.

Mirian Carbonera

Prof. colaboradora

mirianc@unochapeco.edu.br

Currículo Lattes

(49) 3323-4779

Possui graduação em História pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e responsável pelo CEOM, ambos na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). É professora colaboradora no Mestrado em História da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Arqueologia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, patrimônio cultural, povoamento pré-colonial. É líder do grupo de pesquisa "Sociedade, cultura e meio ambiente". 

Samira Peruchi Moreto

Prof. permanente

samira.moretto@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(49) 2049 3100

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em História pela mesma Universidade (2010), doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), com período sanduíche na California State University, Long Beach (2013). Atualmente é professora efetiva do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul. Coordena, atualmente o Programa de Pós-graduação em História da PPGH/UFFS. Faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPq: Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental, UFSC. Pesquisadora dos seguintes temas: História Ambiental, Domesticação e Introdução de espécies vegetais, Desmatamento, Reflorestamento e Conservação da Biodiversidade. 

 

LINHA 2: HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS E DAS RELAÇÕES SOCIAIS 

Nome

Vínculo com a UFFS

E-mail

Currículo Lattes

Telefone

Antonio Marcos Myskiw

Prof. permanente

amyskiw@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(46) 3543-8300

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é docente (Associado D, nivel 1) da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: oeste e sudoeste do paraná, fronteira, conflitos agrários, história agrária e colonização. Recentemente passou a pesquisar a história da Educação no Sudoeste do Paraná, além dos temas "Caminho do Colono" e "Ditadura Militar" no Sudoeste do PR. Diretor Geral do Campus Realeza, da UFFS, entre julho de 2015 a julho de 2019. Membro efetivo do Programa de Mestrado em História, da UFFS, Campus Chapecó "Fronteiras, Migrações e Sociedades"

Delmir José Valentini

Prof. permanente

valentini@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(49) 2049 3100

Doutor em História, área de concentração em História das Sociedades Ibéricas e Americanas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Livro fundamentado na tese: Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado, publicado em 2015). Mestre em História, área de concentração em História do Brasil, também pela PUC-RS (Livro fundamentado na Dissertação: Da cidade santa à corte celeste: memórias de sertanejos e a Guerra do Contestado 4ª edição, ano de 2016). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas. Atuou como Professor de Ensino Fundamental e Médio na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, na UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba SC), na UnC (Universidade do Contestado, Campi de Caçador, Curitibanos e Concórdia SC). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Chapecó SC. É membro do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (GIMC), que reúne pesquisadores de várias instituições brasileiras e possui certificação junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua no ensino, na pesquisa e na extensão em temas de História da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul, Ensino de História em Pedagogia e História da Guerra do Contestado.

Émerson Neves da Silva

Prof. permanente

emerson.silva@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(54) 3321-7050

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS. Autor dos livros Campo Santo: uma história de almas em luta contra o latifúndio, publicado pela Paco Editorial; Formação do ideário do MST, publicado pela Editora Unisinos; O Mundo do Trabalho em Perspectiva: Uma abordagem sócio-teológica e Palavra e Vida: Os Novos Desafios do Mundo do Trabalho, pela Editora Oikos. Trabalha com História Social do Campo na América Latina, em especial movimentos sociais e ações coletivos rurais. Investiga conflitos agrários constituídos a partir de processos da modernização capitalista da agricultura. É Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais - NIPEAS. É professor Associado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atuou como Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFFS, no período de 08/2015 a 08/2019. É Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UFFS.

Gerson Wasen Fraga

Prof. permanente

gwfraga@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(54) 3321-7050

Possui licenciatura em História (2002) e bacharelado em História (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2004 tornou-se mestre em História pela mesma instituição, com a dissertação "Brancos e Vermelhos: a Guerra Civil Espanhola através das páginas do jornal Correio do Povo (1936-1939). Em 2009, também pela UFRGS, tornou-se doutor em História com a tese "A Derrota do Jeca na Imprensa Brasileira: nacionalismo, civilização e futebol na Copa do Mundo de 1950", trabalho que daria origem ao livro "Uma Triste História de Futebol no Brasil. O Maracanaço: nacionalidade, futebol e imprensa na Copa do Mundo de 1950", publicado pela editora Méritos em 2014. É professor Associado I da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, trabalhando especialmente com as disciplinas de História da África, História Indígena, História Contemporânea, História do Futebol, História da Imprensa e História e Cinema. É também professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e do Programa de Pós-Graduação em História, ambos da UFFS. É coordenador do Centro de Documentação e História Oral, Campus Erechim.

Humberto José da Rocha

Prof. permanente

humberto.rocha@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(54) 3321-7050

Graduado em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e Mestrado em História Regional pela Universidade de Passo Fundo. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais e no Mestrado em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Líder do Grupo de Pesquisa "Movimentos Sociais na Fronteira Sul" (UFFS/CNPq).

Isabel Rosa Gritti

Prof. permanente

isabel.gritti@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(54) 3321-7050

Possui graduação em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, (1982), Especialização em História da Educação Brasileira Contemporânea (1988) Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e Doutorado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atuou como Coordenadora Adjunta da Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul - 15ª CRE/Erechim/RS, no período de 2000 a 2002. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); membro da Diretoria da Obra Promocional Santa Marta (Voluntária) Foi Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Campus de Erechim) e Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Tem experiência na área de História, Pedagogia, Gestão Ambiental, Imigração e Colonização Europeia no Brasil, com ênfase nos temas: imigração, colonização polonesa, colonização judaica, companhias colonizadoras (Jewish Colonization Association) e Relações Interétnicas.

 

Monica Hass

Prof. permanente

monica@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(49) 2049 3100

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), especialização em Teoria e Pesquisa Histórica no Brasil República pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). É professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul e integra o Programa de Pós-Graduação em História, campus Chapecó - SC.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: poder local, democracia, governança, políticas públicas urbanas, desenvolvimento urbano sustentável, associativismo e movimentos sociais. 

Renato Viana Boy

Prof. permanente

renato.boy@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(49) 2049 3100

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), com tema voltado ao estudo da iconoclastia bizantina e imagens cristãs. Desenvolveu a tese de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (2013), realizando um trabalho de análise historiográfica sobre a obra de Procópio de Cesareia e o período das guerras do imperador Justiniano, no século VI. Desde 2013 é professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó-SC, atuando na área de História Antiga e Medieval. Tem experiência em pesquisa e docência na área de História Antiga e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: iconografia e iconoclastia bizantinas, período de Justiniano, historiografia bizantina. Desde 2008 é pesquisador membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME). Desde 2013 é coordenador do núcleo UFFS do LEME, com a linha de pesquisa ?História e Historiografia Medievais: relações políticas de autoridade, poder e identidade?. É membro da RED/E Latino Americana de Estudos Medievais desde 2015 e professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFFS desde 2019.