Curso de Agronomia do Campus Laranjeiras do Sul recebe estudante alemão para intercâmbio
Estudante ficará por dois meses na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 29 de novembro de 2018 13h11min / Atualizado em: 29 de novembro de 2018 14h11min

O estudante Henning Dicks, da Universidade de Ciências Aplicadas da Cidade de Soest, localizada na região noroeste da Alemanha (Fachhochschule Südwestfalen) está passando um período na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, onde participa de atividades do curso de Agronomia.

Henning Dicks, concluiu a Graduação em Agronomia em outubro deste ano e está se encaminhando para o mestrado naquela instituição. Em busca de experiência em outro país, o estudante escolheu a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul para passar um período de aproximadamente 2 meses.

O objetivo do intercâmbio de Dicks é conhecer pessoas e se envolver em projetos de pesquisa desenvolvidos na UFFS. O estudante, que está em Laranjeiras do Sul desde o dia 29 de outubro e permanece até 23 de dezembro, tem participado de atividades nos laboratórios e áreas experimentais do Campus, auxiliando os acadêmicos do curso de Agronomia no desenvolvimento de projetos existentes no Campus.

Conforme comenta o professor Rubens Fey, Coordenador Adjunto das Áreas Experimentais, “a ideia de cooperação entre UFFS e a Universidade de Soest surgiu em 2017, quando eu e a professora Betina Muelbert visitamos aquela instituição e conhecemos o professor Thomas Weyer, que atua na área de solos, mesma área que trabalho aqui na UFFS. Desde então tenho conversado com o docente na proposta de estabelecer parcerias entre as Universidades, visto que temos interesse na internacionalização da UFFS, e visando o desenvolvimento de projetos junto com colegas de outros países. O professor Weyer demonstrou interesse e neste ano nos contatou com a proposta de recebermos um orientado dele para passar um período aqui na UFFS”.

Sobre Henning, Rubens comenta: “é um estudante muito inteligente e proativo. Ficamos muito felizes com a vinda dele para a UFFS. O estudante está residindo em uma república junto com outros estudantes de Agronomia. Aqui na UFFS ele está atuando em alguns projetos que eu mesmo desenvolvo com a colaboração de outros estudantes bolsistas. Henning também tem frequentado as aulas de Gestão de Unidades de Produção e Vida Familiar, dentro dessa disciplina tivemos uma participação dele que foi muito interessante, ele fez uma apresentação descrevendo para os demais estudantes como é a agricultura na Alemanha, as características da agricultura familiar lá, e qual a necessidade de estudo dos agricultores para que eles possam exercer a profissão de agricultores na Alemanha. Foi uma atividade muito interessante, nossos alunos gostaram muito e foi um momento muito participativo”.

“Acho importante a presença do Henning aqui, pois demonstra que a UFFS está se tornando conhecida internacionalmente e que as pessoas estão tendo interesse no projeto da UFFS. Após o retorno do estudante para Alemanha certamente ele falará da sua experiência para outras pessoas e talvez tenhamos mais alunos ou mesmo docentes interessados em conhecer a UFFS, e isso contribuiu para avançarmos nesse processo de internacionalização, que é um dos objetivos do Campus e da UFFS como um todo, visando inclusive o acesso a outras fontes de recursos para fomentar os projetos que temos aqui. Além disso, os nossos alunos também ganham muito com a vinda de pessoas de outros países, que trazem para cá suas experiências e vivências, essa aproximação dos nossos acadêmicos com alunos estrangeiros ajuda a motivar nossos estudantes e despertar neles o interesse em fazer estágios ou mesmo mestrados ou doutorados em outros países” aponta Rubens.

Henning comenta que para ele a “a experiência tem sido muito interessante. Embora a cultura e o clima sejam um pouco diferentes da Alemanha, eu gosto daqui, as pessoas são muito simpáticas. Concluí o curso de Agronomia na Universidade de Soest, lá o curso de Agronomia tem um número maior de alunos por sala de aula e a Graduação tem duração de 3 anos, enquanto aqui são 5 anos para obtenção do título de bacharel”. O professor Rubens complementa que “embora os cursos tenham tempo duração diferente, tanto os profissionais formados aqui no Brasil como os formados na Alemanha são bacharéis. Lá quando o estudante conclui os 3 anos de Graduação recebe o título de bacharel e quando completa os 5 anos recebe o título de mestre”.