Curso de Engenharia Ambiental da UFFS – Campus Cerro Largo promove a 10ª edição da Semana Acadêmica
O destaque da programação é o 1º Desafio Ambiental.

Publicado em: 24 de setembro de 2021 10h09min / Atualizado em: 24 de setembro de 2021 16h09min

Nos dias 05 a 08 de outubro de 2021, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS – Campus Cerro Largo realiza a 10ª edição da Semana Acadêmica. O evento será integralmente on-line e aberto a toda comunidade, trazendo em sua programação vários temas, como: manejo de águas pluviais, direito ambiental, gestão de rejeitos, construção ecológica, mercado de trabalho, entre outros. O destaque é o 1º Desafio Ambiental, no qual os participantes devem enviar vídeos de até 1 minuto, apresentando ações que remetem à proteção do meio ambiente como, por exemplo: separar corretamente o lixo, plantar uma árvore etc. Essa atividade é exclusiva para estudantes da UFFS, de qualquer curso, e haverá premiações em dinheiro para os três primeiros colocados. Os vídeos devem ser encaminhados até o dia 30 de setembro para o e-mail: engambientalesanitaria@outlook.pt

As inscrições para a Semana Acadêmica devem ser realizadas no site do evento.

Terça-feira - 5 de outubro

10h: Manejo de águas pluviais – Mariana Marchiori: pesquisadora no Politecnico di Milano na Seção de Ciência e Engenharia da Água (SIA) do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (DICA). Atua como consultora e projetista na área de drenagem urbana, principalmente com os pavimentos permeáveis.

15h: Direito Ambiental - Augusto de Pelegrin: assessor jurídico no Poder Legislativo de Cerro Largo/RS.

18h: Mercado de trabalho, importância da profissão e oportunidades -  Leonardo Koenich Botelho: engenheiro ambiental e de segurança do trabalho, inspetor-secretário da Inspetoria de Esteio e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sapucaia do Sul e Esteio – SEASE. Atua desde 2008 com assessoria e consultoria ambiental, em empresa própria.

Quarta-feira – 6 de outubro

15h: Gestão de rejeitos radioativos - Diogo da Silva Borges: físico analista de Segurança Nuclear pela empresa GENPRO Engenharia S.A (2019), físico analista de Segurança Nuclear pela Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (2017). Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear (2014). Bacharel em Física com ênfase em Física Médica pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (2014). Licenciado em Física pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2010).

18h: Recuperação de áreas degradadas na caatinga - Guilherme Chaer: graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Doutor em Crop And Soil Science pela Oregon State University (2008). Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) atuando no Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais da UFRRJ.

Quinta-feira – 7 de outubro

15h: Documentário “Da pesquisa para a tela: agrotóxico e saúde do trabalhador rural” -  Iara Endruweit Battisti, professora da UFFS – Campus Cerro Largo. Participação das professoras do Campus Cerro Largo Alcione Aparecida de Almeida Alves e Liziara Cabrera Suzymeire Baroni.

19h: Construção ecológica - Obras de COB e Adobe - Lucimara Ribas Frederico: engenheira ambiental, criadora do projeto Engenharia Ambiental, Engenharia da Vida nas redes sociais. Tem experiência em Gestão de Resíduos de Construção Civil, prestando serviços para empresas em Foz do Iguaçu - PR.  Trabalha com gestão de resíduos em construção civil, marketing digital e presta serviços de apoio no setor de pesquisa dentro de uma unidade de conservação no Paraná.

Sexta-feira – 8 de outubro

10h: Transporte de Resíduos e Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) - Marcelo Schorr: engenheiro ambiental na APL Gestão Ambiental. Pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atua com Licenciamento ambiental e Gestão de resíduos.

16h: CONCURSO “Desafio Ambiental” - Apresentação dos vídeos e premiação.

18h: Empreendedorismo Ambiental - Eduardo Varella Avila: economista pela UFRJ, com especialização em Energia e finanças, e passagem no mercado financeiro. Um dos 5 finalistas da América Latina e Caribe do prêmio global 'Jovens Campeões da Terra 2020' do Programa das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente, com o projeto da Revolusolar - Criação da primeira cooperativa de energia solar em uma favela do Brasil.

Galeria de Imagens: