RESOLUÇÃO Nº 7/CCME CH/UFFS/2023

Inclui Componentes Curriculares Optativos na Matriz Curricular 2015 do Curso de Medicina do Campus Chapecó

A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina do Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso acerca da reformulação do PPC, registrada na ATA da 8ª Reunião do colegiado de 30 de outubro de 2023, e considerando:

  1. a proposição de novos componentes curriculares (CCRs) no Projeto Pedagógico de Curso de Medicina Matriz 2023;

  2. o período de tramitação interna UFFS para aprovação do referido PPC;

  3. o necessário início da matriz em tramitação no ano letivo 2023/2024, pela inserção da extensão nos currículos determinada por legislação;

  4. a urgência na oferta de CCRs propostos pela nova matriz curricular, que se aplica aos ingressantes 2023;

  5. o plano de transição e matriz de equivalências constantes no documento,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir os Componentes Curriculares abaixo relacionados, no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2015, do Curso de Medicina, conforme ementários:

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA0373

PROJETO INTEGRADOR INTERDISCIPLINAR DE EXTENSÃO I

4

60

EMENTA

Aprofundamento de temáticas integradoras dos diferentes conteúdos trabalhados nos componentes curriculares oferecidos no período, proporcionando reflexões interdisciplinares no processo formativo, a partir de ações de extensão na comunidade. Abordagem de eixos transversais na formação médica como educação ambiental, as relações étnico raciais, de gênero e a educação em direitos humanos.

OBJETIVO

Proporcionar espaço de integração de conhecimentos e vivências apreendidos no processo educativo-reflexivo do período, por meio de práticas de extensão na comunidade.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas:

Capacidade para atuar na realidade do trabalho em saúde a partir de demandas da comunidade e do sistema de saúde desenvolvendo habilidades na saúde nos eixos Atenção, Educação e Gestão, por meio de extensão universitária na comunidade.

Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades:

Utilização dos principais conceitos aprendidos nos componentes curriculares oferecidos no período; Aplicação do conhecimento adquirido nos componentes do semestre através de práticas colaborativas; Compreensão do funcionamento do organismo em situações fisiológicas e patológicas, tanto em níveis individuais quanto coletivo; Desenvolvimento de conhecimento integrado, visando promoção da saúde e prevenção de doenças na perspectiva de uma formação interdisciplinar e interprofissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Integração dos temas abordados nos componentes curriculares oferecidos no período. Vivenciar questões do cotidiano, bem como situações presentes na realidade que o circunda, favorecendo a relação dos temas com promoção e prevenção de agravos à saúde, qualidade de vida, educação ambiental, relações étnico raciais, de gênero e a educação em direitos humanos, abordando-os na perspectiva da Atenção, Educação e Gestão em saúde.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALBERTS B.; BRAY, D.; HOPKIN, K. et al. Fundamentos de biologia celular. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J. Histologia básica, texto e atlas. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA-FILHO, Naomar. Saúde coletiva: teoria e prática 1.ed. 2014. Medbook, Rio de Janeiro: 720p

TORTORA, G.J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular e atenção à saúde da família. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. 336 p.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CAMPOS, G.W.S. et al. (Org). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

CRUVINEL, A.F.P.; FONSÊCA, G.S.; ROSSETTO, M. (Orgs.) A Saúde Coletiva no curso de Medicina, Campus Chapecó: o ensino com pesquisa e extensão para a formação médica humanista e cidadã. Chapecó: Ed. UFFS, 2022. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/editora-uffs/a_saude_coletiva_no_curso_de_medicina-_campus_chapeco-_o_ensino_com_pesquisa_e_extensao_para_a_formacao_medica_humanista_e_cidada

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.) Didática e interdisciplinariedade. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 192 p.

FRANTZ, Walter; GERHARDT, Milton César; AMARAL, Antonio Gonçalves do (Org.). Ações e experiências educativas no campo da educação popular. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2017.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 131 p.

 

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA0374

ANATOMIA HUMANA II

7

105

EMENTA

Anatomia macroscópica dos sistemas digestório, endócrino, genitourinário e neuroanatomia humana considerando os aspectos éticos e conjunturais do ser humano.

OBJETIVO

Capacitar o estudante descrever e identificar os elementos básicos da estrutura anatômica e relacioná-los com o funcionamento integrado das funções vitais do organismo.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas:

Compreender o funcionamento e estrutura estabelecidos como normais dos sistemas do corpo humano em um contexto ambiental para consolidar a concepção de saúde; Ter autonomia para escrever, expor e divulgar conceitos básicos inerentes ao corpo humano; Ter atitudes éticas, saber trabalhar em grupo e saber comunicar seu conhecimento acerca da Morfofisiologia de maneira oral e escrita.

 

Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades:

Aprender e saber a anatomia dos sistemas: musculoesquelético, circulatório e respiratório humanos; Identificar as estruturas anatômicas macro e microscópicas; Respeitar o cadáver e peças anatômicas utilizadas para o estudo da anatomia; Zelar e cuidar das peças e modelos artificiais, e todo material que compõem o patrimônio público; Redigir textos e explicar oralmente sobre os sistemas do corpo humano; Manter postura ética em sala de aula, bem como durante a realização de atividades em grupo e avaliações individuais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Anatomia do Sistema Digestório; Anatomia do Sistema Endócrino, Anatomia do Sistema Genitourinário, Neuroanatomia humana.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

MACHADO, A.; HAERTEL, L.M. Neuroanatomia funcional. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2014.

MOORE, K.L.; DALLEY, A.F.; AGUR, A.M.R. Anatomia orientada para clínica. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2019.

SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 3 v.

NETTER, F.H. Atlas de anatomia humana: edição especial 3D. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.

TORTORA, G.J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

DANGELO e FATTINI, J. G. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 4. ed. Atheneu. 2011.

THOMPSON, J. Netter atlas de anatomia ortopédica. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

DRAKE, R.L.; VOGT, W.; MITCHELL, A.W.M. Gray anatomia clínica para estudantes. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2020.

HANSEN,J.T. Netter Anatomia Clínica. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

ROSSE, C.; CADUM-ROSSE, P. Tratado de anatomia de Hollinshead. 5.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2006.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA0375

HISTOLOGIA II

2

30

EMENTA

Histologia, organogênese dos tecidos e anatomia microscópica (citologia e histologia) dos sistemas digestório, endócrino, geniturinário, e neurossensorial, considerando os aspectos éticos e nutricionais do ser humano.

OBJETIVO

Descrever e identificar os elementos básicos da estrutura celular e histológica e relacioná-los com o funcionamento integrado das funções vitais do organismo, de modo a compreender o funcionamento e a relação dos sistemas do corpo humano

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas:

Compreender o funcionamento e as características das microestruturas dos órgãos e tecidos estabelecidos como normais dos sistemas do corpo humano em um contexto ambiental para consolidar a concepção de saúde. Ter autonomia para escrever, expor e divulgar conceitos básicos inerentes ao corpo humano. Ter atitudes éticas; saber trabalhar em grupo e saber comunicar seu conhecimento considerando a citologia, histologia e os processos relacionados.

 

Para alcançar essas competências, são necessárias as seguintes habilidades:

Aprender e saber a histologia dos sistemas: digestório, endócrino, geniturinário e sensorial humanos; identificar as estruturas celulares e microscópicas; dominar o uso e os cuidados com o microscópio; zelar e cuidar das lâminas de cortes histológicos para o microscópio; seguir o previsto no regulamento disciplinar discente da universidade e código de ética do estudante de Medicina.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Tipos de Tecidos; Histologia do Sistema Digestório (porção oral, tubo digestório e anexos); Histologia do Sistema Geniturinário (urinário, reprodutor masculino e reprodutor feminino); Histologia do Sistema Endócrino e glandular; Histologia do Sistema Neurosensorial (microestruturas associadas ao tato, visão, audição, olfato e paladar).

REFERÊNCIAS BÁSICAS

GARTNER, L.P. Tratado de Histologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2017.

JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J. Histologia básica, texto e atlas. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

GARTNER, L.P. Atlas colorido de histologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

MONTANARI, T. Histologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

SOBOTTA, J.; WELSCH, U. Atlas de histologia: citologia, histologia e anatomia microscópica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

FIORE, M.S.H. di. Atlas de histologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. 229 p.

OVALLE, W.K.; NAHIRNEY, P.C. Netter Bases da histologia. Rio de Janeiro GEN Guanabara Koogan 2014

ROSS, M.H.; PAWLINA, W.; BARNASH, T.A. Atlas de histologia descritiva. Porto Alegre: Artmed, 2012. xvi, 368 p. ISBN 9788536326276.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA0376

PROJETO INTEGRADOR INTERDISCIPLINAR DE EXTENSÃO II

4

60

EMENTA

Aprofundamento de temáticas integradoras dos diferentes conteúdos trabalhados nos componentes curriculares oferecidos no período, proporcionando reflexões interdisciplinares no processo formativo, a partir de ações de extensão na comunidade. Abordagem de eixos transversais na formação médica como educação ambiental, as relações étnico raciais, de gênero e a educação em direitos humanos.

OBJETIVO

Proporcionar espaço de integração de conhecimentos e vivências apreendidos no processo educativo-reflexivo do período, por meio de práticas de extensão na comunidade.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas:

Capacidade para atuar na realidade do trabalho em saúde a partir de demandas da comunidade e do sistema de saúde desenvolvendo habilidades na saúde nos eixos Atenção, Educação e Gestão, por meio de extensão universitária na comunidade.

Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades:

Utilização dos principais conceitos aprendidos nos componentes curriculares oferecidos no período; Aplicação do conhecimento adquirido nos componentes do semestre através de práticas colaborativas; Compreensão do funcionamento do organismo em situações fisiológicas e patológicas, tanto em níveis individuais quanto coletivo; Desenvolvimento de conhecimento integrado, visando promoção da saúde e prevenção de doenças na perspectiva de uma formação interdisciplinar e interprofissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Integração dos temas abordados nos componentes curriculares oferecidos no período. Vivenciar questões do cotidiano, bem como situações presentes na realidade que o circunda, favorecendo a relação dos temas com promoção e prevenção de agravos à saúde, qualidade de vida, educação ambiental, relações étnico raciais, de gênero e a educação em direitos humanos, abordando-os na perspectiva da Atenção, Educação e Gestão em saúde.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

HALL JE, HALL ME. Guyton & Hall: Tratado de Fisiologia Médica. 14. ed. Rio de Janeiro: GEN/Guanabara Koogan; 2021. 1120 p

GIOVANELLA, Lígia, (Org.). Políticas e sistema de saúde no Brasil . 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012.

JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J. Histologia básica, texto e atlas. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

SNUSTAD D. P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular e atenção à saúde da família. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. 336 p.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CRUVINEL, A.F.P.; FONSÊCA, G.S.; ROSSETTO, M. (Orgs.) A Saúde Coletiva no curso de Medicina, Campus Chapecó: o ensino com pesquisa e extensão para a formação médica humanista e cidadã. Chapecó: Ed. UFFS, 2022. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/editora-uffs/a_saude_coletiva_no_curso_de_medicina-_campus_chapeco-_o_ensino_com_pesquisa_e_extensao_para_a_formacao_medica_humanista_e_cidada

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.) Didática e interdisciplinariedade. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 192 p.

FRANTZ, Walter; GERHARDT, Milton César; AMARAL, Antonio Gonçalves do (Org.). Ações e experiências educativas no campo da educação popular. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2017.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 131 p.

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA-FILHO, Naomar. Saúde coletiva: teoria e prática 1.ed. 2014. Medbook, Rio de Janeiro: 720p

 

 

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA0377

SAÚDE COLETIVA II

6

90

EMENTA

Atenção Primária no Brasil e suas políticas norteadoras. Estratégia Saúde da Família. Trabalho interprofissional em saúde e trabalho em equipe. Tecnologias do Cuidado. Território. Clínica Ampliada e produção do cuidado (Instrumentos de cuidado comunitário e familiar). Territorialização e diagnóstico de saúde da comunidade.

OBJETIVO

Apresentar o trabalho em equipe e a aproximação do médico com o trabalho na atenção básica. Apresentar aos estudantes a área de abrangência da unidade de saúde e iniciar o processo de territorialização. Inserção dos estudantes em cenários de extensão em diferentes contextos sociais.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas:

Reconhecer a atenção primária à saúde como orientadora das práticas de saúde. Compreender o território (área geográfica) como participante da condição de saúde ou doença das pessoas e os determinantes e condicionantes aos quais está exposta a população que nele habita; Apreender sobre os instrumentos de diagnóstico de saúde da comunidade.

 

Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades:

Reconhecer as políticas de atenção primária à saúde no Brasil e as formas de trabalho do médico como integrante da equipe de saúde. Aplicar instrumentos de diagnóstico de saúde da comunidade na visita domiciliar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Atenção Primária no Brasil e no mundo. Política Nacional de Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família. Trabalho interprofissional em saúde. Trabalho em equipe. Atribuições comuns a todos os profissionais na atenção básica. Atribuições específicas do profissional médico na atenção básica. Território, territorialização e mapeamento em saúde. Instrumentos de abordagem comunitária e familiar. PTS. Atenção domiciliar. Métodos para a realização do diagnóstico de saúde da comunidade e para intervenção em saúde.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CAMPOS, G. W. et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec, 2009.

GIOVANELLA, Lígia, (Org.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. 2. ed. rev. e

ampl. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012.

GUSSO, Gustavo; LOPES, José MC, DIAS, Lêda C, (Org.). Tratado de

Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre:

ARTMED, 2019, 2388

PAIM, J. ALMEIDA-FILHO, N. Saúde Coletiva: Teoria e Prática. 1a ed. Rio de

Janeiro: Med Book, 2014.

ROUQUAYROL, Maria Zélia; SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da, (Org.). Rouquayrol: epidemiologia & saúde . 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: MedBook, c2013. xiv, 709 p.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

PAIM, J.S. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015. (Ebook)

SOLHA, Raphaela Karla de Toledo. Vigilância em saúde ambiental e sanitária. São

Paulo Erica 2014

COSTA, Aline do Amaral Zils. Vigilância em saúde. Porto Alegre SER - SAGAH

2019 (Ebook).

WALDMAN, E.A., ROSA, T.E.C. Vigilância em Saúde Pública. 2 ed. São Paulo:

USP, 2002.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA0378

PROCESSOS BIOLÓGICOS II

6

90

EMENTA

Biologia molecular e genética humana considerando os sistemas musculoesquelético, tegumentar, circulatório, respiratório, digestório, geniturinário, endocrinológico e neurossensorial humanos. Biofísica. Aspectos éticos.

OBJETIVO

A disciplina deverá proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre Genética, com ênfase nas patologias humanas, além das noções gerais básicas, como a estrutura do DNA e dos cromossomos. A disciplina abrangerá, também, temas atuais como Genoma e metodologias para diagnóstico de doenças genéticas. Serão selecionados tópicos mais específicos para o curso, incluindo doenças hereditárias, diagnóstico pré-natal, oncogenética e aconselhamento genético.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas:

Compreender os conceitos fundamentais em genética e das leis que regem os padrões de herança em humanos, incluindo sinalização molecular e as doenças genéticas;

Aplicar conhecimentos de biologia molecular e biofísica no funcionamento geral do organismo, bem como no diagnóstico e no tratamento de doenças;

Ter atitudes éticas e saber trabalhar em grupo.

 

Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades:

Conhecer o funcionamento da genética e as bases moleculares que determinam os padrões de herança em humanos; Identificar e diferenciar os principais tipos de doenças genéticas em humanos; Conhecer os mecanismos relacionados à excitabilidade das membranas biológicas; Conhecer os efeitos biológicos das radiações ionizantes e suas aplicações clínicas; Interpretar e aplicar métodos em biologia molecular e biofísica no diagnóstico e tratamento de doenças em humanos; Aprender a trabalhar em grupo, desenvolvendo a colaboração e liderança; Manter postura ética em sala de aula, bem como durante a realização de atividades em grupo e avaliações individuais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Estrutura do DNA e RNA. Dogma central da biologia molecular. Replicação, transcrição e tradução. Mutações e reparo do DNA. Regulação da expressão gênica. Aplicações da biologia molecular na Medicina. Genética mendeliana. Heredogramas e padrões de herança de doenças monogênicas em humanos. Genes ligados e recombinação. Citogenética e síndromes cromossômicas. Controle do ciclo celular e genética do câncer. Genética bioquímica. Aconselhamento genético. Membranas biológicas. Potencial de repouso e potencial de ação. Transmissão sináptica. Biofísica da audição. Biofísica de fluidos. Biofísica da visão. Radiações.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

GARCIA, E. A. C. Biofísica. 2. ed. São Paulo: Sarvier, 2015.

MOURÃO JÚNIOR, C. A.; ABRAMOV, D. M. Biofísica essencial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

NUSSBAUM, R.L.,; MCINNES, R.R.; WILLARD, H.F. Thompson & Thompson: Genética Médica . 8. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2016.

SNUSTAD D. P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

SCHAEFER, G. B.; THOMPSON, J. N. Genética médica: uma abordagem integrada . Porto Alegre: AMGH, 2015.

JORDE, L. B.; CAREY, J. C.; BAMSHAD, M. J. Genética Médica. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

KLUG, W. S.; et al. Conceitos de Genética. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PASSARGE, E. Genética Texto e Atlas. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PASTERNAK, J. J. Uma Introdução à Genética Molecular Humana - Mecanismos das Doenças Hereditárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

 

CÓDIGO

COMPONENTE CURRICULAR

CRÉDITOS

HORAS

GSA0379

FISIOLOGIA I

4

60

EMENTA

Fisiologia introdutória ao sistema nervoso, junção neuromuscular e componente autonômico do sistema nervoso voltados para o compreendimento da contração da musculatura esquelética, lisa e cardíaca. Fisiologia dos sistemas respiratório e cardiovascular considerando os aspectos éticos e conjunturais do ser humano.

OBJETIVO

Integrar os elementos da morfologia do organismo com as suas respectivas funções, de modo a compreender o funcionamento e a relação dos sistemas do corpo humano.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências a serem desenvolvidas:

Introduzir ao aluno os elementos da fisiologia humana; Apresentar as terminologias fisiológicas; Compreender o funcionamento e estrutura estabelecidos como normais dos sistemas do corpo humano em um contexto ambiental para consolidar a concepção de saúde; Compreender os mecanismos de ajustes dos sistemas fisiológicos em condições de variações não danosas da homeostase (jejum, frio, estresse); Relacionar elementos da morfologia humana e sua função.

 

Para alcançar essas competências, são necessárias as seguintes habilidades:

Aprender sobre fisiologia muscular esquelética e lisa, neurotransmissão e aspectos introdutórios do sistema nervoso autonômico, fisiologia do sistema respiratório, fisiologia do sistema cardiovascular, redigir textos e explicar oralmente sobre os sistemas do corpo humano; Ter autonomia para escrever, expor e divulgar conceitos básicos inerentes ao corpo humano; Manter postura ética em sala de aula, bem como durante a realização de atividades em grupo e avaliações individuais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Bases do funcionamento integrado das funções vitais; Estrutura e função musculoesquelética e locomotora; Elementos básicos da função do sistema nervoso e seu componente autonômico simpático e parassimpático; Estrutura das vias aéreas e pulmão; Condução, difusão dos gases e transporte; Estrutura vascular e cardíaca; Eletrofisiologia cardíaca; Ciclo cardíaco; Circulação vascular; Acoplamento cardiovascular; Regulação da Pressão Arterial Média.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

KOEPPEN, B.M.; STANTON, B.A. (Ed.). Berne & Levy Fisiologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2018.

HALL JE, HALL ME. Guyton & Hall: Tratado de Fisiologia Médica. 14. ed. Rio de Janeiro: GEN/Guanabara Koogan; 2021. 1120 p

SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

MOURÃO JÚNIOR, C.A.; ABRAMOV, D.M. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.

AIRES, M. M. Fisiologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

HALL, J.E. Guyton & Hall Fundamentos de Fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: GEN/Guanabara Koogan, 2023. Ebook. ISBN 9788595159518.

JACOB, S. W.; FRANCONE, C. A.; LOSSOW, W. J. Anatomia e fisiologia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

BEAR, M. F.; CONNORS, B. W.; PARADISO, M. A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

CURI, R; PROCÓPIO, J. Fisiologia Básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan., 2017.

 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.


Data do ato: Chapecó-SC, 30 de outubro de 2023.
Data de publicação: 19 de dezembro de 2023.

Luiz Alberto Barcellos Marinho
Coordenador do Curso de Graduação em Medicina do Campus Chapecó