MOÇÃO Nº 1/CONSCOMER/UFFS/2022

Moção de apoio à proposta de cotas para pessoas trans e travestis na graduação da UFFS

O Conselho Comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim manifesta, por meio desta moção, apoio total à alteração da Resolução nº 6/CONSUNI/CGRAD/UFFS/2012, de modo a incluir pessoas trans e travestis no modelo de reserva de vagas da política de ingresso nos cursos de graduação da UFFS.

O processo, em trâmite na Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis (CGAE) do Conselho Universitário (CONSUNI) – através de proposição da representação discente do Campus Erechim por meio do conselheiro Guilherme José Schons –, é uma contingência ao cumprimento da missão da UFFS e à garantia do seu caráter popular alicerçado no objetivo de inclusão social.

Aproveitamos para reforçar o compromisso do CONSCOM-ER tanto com o combate à transfobia existente na sociedade brasileira como na implementação do projeto popular que iniciou a construção da universidade. Ao contrário do que defende a gestão interventora, reivindicamos que a UFFS, sob a visão das desigualdades presentes na sua região de atuação, tem cotas de menos. As políticas de ações afirmativas no acesso e na permanência precisam ser ampliadas.

Em uma universidade que se pretende popular, essa revisão da política de ingresso é indispensável. No país que mais mata pessoas trans e travestis, a medida é urgente.

Data do ato: Erechim-RS, 28 de julho de 2022.
Data de publicação: 01 de agosto de 2022.

Grasiele Berticelli
Presidente do Conselho Comunitário do Campus Erechim em exercício