MOÇÃO Nº 1/CONSCOMER/UFFS/2020

Moção de Apoio

Nós, conselheiros e conselheiras comunitários da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, manifestamos, através desta moção, apoio à nota de repúdio emitida no dia 26 de fevereiro do corrente ano pelos acadêmicos da Turma Especial do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia, realizado em parceria entre a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), o Programa Nacional de Educação em Reforma Agrária (PRONERA) e a coordenação do Instituto Educar, de Pontão-RS, sede do programa.

O documento recebido foi lido na reunião do Conselho realizada no dia 10 de março de 2020. A nota repudia um fato ocorrido nas dependências da Universidade quando, no dia 13 de fevereiro de 2020, dois acadêmicos da terceira Turma Especial do Curso de Agronomia, participantes de aulas das disciplinas de Desenho Técnico e Bioquímica, foram agredidos verbalmente com frases preconceituosas e xenofóbicas, conforme relatado no próprio documento.

 Salientamos que solicitamos junto à direção do Campus de Erechim a apuração dos fatos por comissão responsável e, se confirmados, que sejam tomadas as devidas providências quanto aos suspeitos agressores.

Aproveitamos o ensejo para reafirmar nosso compromisso com uma Universidade Plural, Diversa, Democrática, de acesso a todos, sem distinção, e repudiamos todo e qualquer tipo de preconceito.

Data do ato: Erechim-RS, 10 de março de 2020.
Data de publicação: 20 de abril de 2020.

José Valerio Cavalli
Presidente do Conselho Comunitário do Campus Erechim