ATO DELIBERATIVO Nº 5/CCMPF/UFFS/2017

Alteração da Ementa, do Objetivo do CCR e Bibliografias Básica e Complementar de Terapia e Avaliação Nutricional ao Paciente Clínico (optativa).

 A Coordenação do Curso de Medicina, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais,

 

Considerando, a necessidade de organização e ajustes no componente curricular de Terapia e Avaliação Nutricional ao Paciente Clínico (optativa), bem como a definição dos conteúdos programáticos a serem trabalhados em consonância com os objetivos e a ementa propostos no PPC em todos os semestres do Curso em que os componentes serão ministrados;

Considerando, os princípios pedagógicos e filosóficos do Curso de Medicina da UFFS, os quais visam construir um curso na lógica generalista que ultrapasse a perspectiva focada apenas nas especialidades intra curso;

Considerando, que as ementas e objetivos no atual Projeto Pedagógico de Curso (PPC) não estão consonantes completamente com o planejamento do Curso e as orientações dos avaliadores do MEC que acompanham o processo de implantação do curso;

Considerando, que por orientação dos próprios avaliadores do MEC existirão ajustes de outra natureza que também precisam ser alterados no PPC, no decorrer do Curso e portanto não deve-se fazer mudanças pontuais na grade curricular e sim fazer uma reforma substancial no futuro;

Considerando, que o Colegiado não visa alterar o PPC nesse momento, mas apresentar um ato deliberativo garantindo o avanço pedagógico do Curso e seguindo as orientações dos avaliadores do MEC;

Considerando, ainda a ata 001/2017 de 03/03/2017 do Colegiado do Curso de Medicina que aprovou por unanimidade a proposta de alteração e que será publicizada por meio de Ato Deliberativo.

 

DECIDE:

 

Art. 1º Alterar a ementa, o objetivo do CCR e bibliografias Básica e Complementar de Terapia e Avaliação Nutricional ao Paciente Clínico (optativa) para apensar junto aos Planos de Ensino dando a seguinte redação para o referido componente curricular:

 

 

EMENTA

Onde se lê: Avaliação nutricional em coletividade sadia (crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes). Avaliação nutricional no paciente hospitalizado. Classificação de dietas terapêuticas. Requerimentos dietéticos para a população geral. Terapia nutricional em doenças do sistema digestivo. Terapia nutricional em oncologia. Terapia nutricional para estresse metabólico. Terapia nutricional enteral e parenteral.

 

Leia-se: Os alimentos e a alimentação saudável. Avaliação nutricional e recomendações nutricionais. Nutrição no ciclo da vida. Carências, alergias e intolerâncias alimentares na infância. Terapia nutricional para doenças digestivas, renais e cardiovasculares, obesidade, síndrome metabólica, diabetes mellitus e câncer. Dietas hospitalares. Nutrição enteral e parenteral.

 

OBJETIVO DO CCR

Onde se lê: Capacitar o estudante para a identificação de deficiências nutricionais e necessidades e restrições dietéticas dos pacientes em diferentes condições.

 

Leia-se: Desenvolver um processo educativo-reflexivo para a compreensão e a utilização da nutrição na atenção à saúde de indivíduos e de coletividades, bem como para a importância do trabalho conjunto do médico e do nutricionista.

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Onde se lê:

CUPPARI, L. Guias de medicina ambulatorial e hospitalar - Nutrição - Nutrição Clínica no Adulto. 3. ed. Rio de Janeiro: Manole, 2014.

ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, K. L.; RAYMOND, J. L. Krause. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

KAC, G.; SICHIERI, R.; GIGANTE, D. P. Epidemiologia nutricional. Rio de Janeiro: Fiocruz/Atheneu, 2007.

SOBOTKA, L. et al. Bases da nutrição clínica. 3. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2008.

WAITZBERG, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 2 volumes. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

 

Leia-se:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Organização Pan Americana da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Série A. Normas e Manuais Técnicos, n. 107. Ministério da Saúde, 2002.

MAHAN, K. L.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, J. L. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 13. ed. São Paulo: Saunders Elsevier, 2013.

VITOLO, M. R. Nutrição: da gestação à adolescência. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2003.

VITOLO, M. R. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2008.

CUPPARI, L. Guias de medicina ambulatorial e hospitalar da EPM-UNIFESP. Nutrição clínica no adulto. 3. ed. Barueri: Manole, 2014.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Onde se lê:

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Consenso Nacional de Nutrição Oncológica. 2. ed. Rio de Janeiro: INCA, 2015. Disponível em <http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/consensonacional-de-nutricao-oncologica-2-edicao_2015_completo.pdf>. Acesso em 14 de dezembro de 2016.

ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA. Projeto Diretrizes. Disponível em <http://diretrizes.amb.org.br/>. Acesso em 14 de dezembro de 2016.

RASMUSSEN KM, YAKTINE AL. Weight gain during pregnancy: reexamining the guidelines. Washington, D.C. The National Academies Press, 2009. Disponível em <http://www.nationalacademies.org/hmd/~/media/Files/Report%20Files/2009/Weight-Gain-During-Pregnancy-Reexamining-the-Guidelines/Report%20Brief%20-%20Weight%20Gain%20During%20Pregnancy.pdf>. Acesso em 14 de dezembro de 2016.

 

Leia-se:

PHILIPPI, S. T. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. 2. ed. Barueri: Manole, 2014.

SILVA, S. M. C. S.; MURA, J. D. P. Tratado de alimentação, nutrição & dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

SHILS, M. E.; et al. Nutrição moderna na saúde e na doença. 2. ed. Barueri: Manole, 2009.

WAITZBERG, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 2 volumes. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

WAITZBERG, D. L. Dieta, nutrição e câncer. 2. ed. Atheneu, 2006.

ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E. M. A. Nutrição em obstetrícia e pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

VASCONCELOS, M. J. O. B. (Org.) et al. Nutrição clínica: obstetrícia e pediatria. Rio de Janeiro: Medbook, 2011.

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN na assistência à saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde. Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

 

 

 

Art. 2º Esta alteração entra em vigor na data de sua publicação.

 

Data do ato: Passo Fundo-RS, 03 de março de 2017.
Data de publicação: 16 de maio de 2017.

Julio Cesar Stobbe
Coordenador do Curso de Graduação em Medicina do Campus Passo Fundo