UFFS promove II Seminário Integrador de Extensão
Inscrições para trabalhos vão até o dia 21 de maio, e para ouvintes segue até 13 de junho

Publicado em: 16 de maio de 2018 16h05min / Atualizado em: 16 de maio de 2018 15h05min

A UFFS realiza, nos meses de junho e dezembro, a segunda edição do Seminário Integrador de Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O evento ocorre em dois momentos: a primeira etapa nod dias 14 e 15 de junho, com apresentação de experiências e palestra. E nos dias 26 e 27 de setembro a segunda etapa, com palestra e sistematização das experiências.

As inscrições dos trabalhos a serem apresentados durante a primeira etapa podem ser feitas até o dia 21 de maio e são destinadas aos docentes coordenadores de ações de Extensão. Já o período destinado às inscrições para público ouvinte segue até o dia 13 de junho e são abertas para a comunidade acadêmica da UFFS e comunidade regional.

A primeira edição do seminário Integrador de Extensão ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro de 2016 e teve como objetivo sistematizar e problematizar programas e projetos que tinham como foco o desenvolvimento rural, a agricultura familiar, a sucessão familiar e o cooperativismo.

Na visão do pró-reitor de Extensão e Cultura, Emerson Neves da Silva, “a primeira edição foi positiva. O evento reuniu experiências significativas e representativas da área de agrárias. A ideia era sistematizá-las, abordando a metodologia e o referencial teórico empregado. De outra parte, o envolvimento da comunidade universitária também foi expressivo, o que nos sinalizou a necessidade de continuarmos discutindo as práticas extensionistas na Instituição”.

De acordo ainda com Neves, o II Seminário Integrador segue com o objetivo de sistematizar as práticas de Extensão que foram ou estão sendo desenvolvidas na UFFS. “Agora o olhar está direcionado às experiências relacionadas ao currículo e ao ensino da Graduação. Ou seja, queremos analisar e produzir subsídio teórico-metodológico sobre a relação intrínseca entre Extensão e Ensino. O Plano Nacional de Educação tem como uma de suas metas a curricuralização da Extensão, então o evento quer refletir acerca das experiências que já existem na Instituição, bem como apontar para novas possibilidades de práticas de Extensão articuladas com o currículo e ensino”.

Na página do II Seminário Integrador de Extensão poderão ser encontrados os links para inscrições de trabalhos e para inscrição do público ouvinte.

1ª etapa
Dia 14 de junho
8h30: Apresentação de experiências
14h: Palestra “A pesquisa-ação enquanto articuladora da Extensão rural e do Ensino”, com Humberto Tommasino (Universidad de la República Uruguay – UDELAR)