UFFS é a apoiadora de seminário internacional sobre cooperativismo
Evento acontece de 27 a 29 de novembro, em Chapecó

Publicado em: 27 de novembro de 2018 08h11min / Atualizado em: 28 de novembro de 2018 09h11min

Inicia nesta terça-feira, 27, a segunda edição do Seminário Internacional do Cooperativismo de Crédito Solidário, iniciativa da qual a UFFS é uma das instituições apoiadoras. O evento é promovido pelo Sistema Cresol Central SC/RS, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objetivo do seminário é promover a reflexão e o comprometimento com a construção concreta e cotidiana do cooperativismo solidário como instrumento de transformação social da humanidade. A abertura oficial do II Seminário ocorrerá às 10h desta terça-feira, 27 de novembro, na comunidade de Colônia Bacia, interior de Chapecó. O vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, participará da mesa de encerramento, que acontece no dia 29. Ele falár sobre os desafios do cooperativismo de crédito na atual conjuntura.

Andrioli comenta a importância do tema para a UFFS. “ O cooperativismo é uma das linhas de formação da UFFS. Presente na UFFS desde sua criação e reafirmado em duas edições da COEPE, o cooperativismo integra, junto com o associativismo e as demais formas de cooperação, o que academicamente referenciamos como Economia Popular e Solidária. É a ênfase de três cursos (Administração em Chapecó, Administração em Cerro Largo e Ciências Econômicas em Laranjeiras do Sul). Além disso, constitui tema transversal em todos os cursos relacionados à temática agrária, assim como de componentes curriculares do Domínio Comum (em todos os PPCs dos cursos). Para além disso, a UFFS também conta, desde 2013, com o Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) que congrega pesquisadores de vários campi em interação com outras universidades, como do Complexo Cooperativo de Mondragón (País Basco, Espanha). Mais recentemente, a ação das Incubadoras de Economia Solidária, a promoção de feiras agroecológicas, oficinas de jogos cooperativos e a discussão acerca da criação de cooperativas de estudantes tem aproximado ainda mais a Universidade das cooperativas da região, motivando novos projetos de pesquisa e extensão”, comenta.

Sobre a parceria com a Cresol, o vice-reitor conta que ela aprofundou mais recentemente e atualmente é a cooperativa com a qual a UFFS mantém a maior parceria. “As duas edições do seminário internacional de cooperativismo contam com o apoio da UFFS. Concluímos que temos desafios muito semelhantes. Somos fruto da mobilização social da região, em especial dos movimentos sociais do campo. Temos uma história em comum. Assim, não seria possível entender a agricultura da região da Fronteira Sul sem considerar a história do cooperativismo, ou seja, nosso público é o mesmo. Temos nossas especificidades, mas nos entendemos como instituições complementares no que tange ao desenvolvimento da região: a Cresol dando suporte com crédito e a UFFS com conhecimento científico. São dois aspectos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população da nossa região”, finaliza.

Saiba mais sobre o II Seminário Internacional de Cooperativismo de Crédito Solidário.