Prazo para inscrições no Enem segue até sexta-feira (20)

Publicado em: 18 de maio de 2016 09h05min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 17h01min

Os interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até as 23h59 da próxima sexta-feira (20) para efetivar a inscrição, acessando a página aberta exclusivamente para o registro do candidato no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep (http://enem.inep.gov.br). Até a terça-feira (17), o sistema havia recebido 4.746.521 inscrições.

Para realizar a inscrição, no primeiro acesso os candidatos precisam informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade (RG). Também é necessário informar um endereço de e-mail válido, para envio de informações relativas ao Exame.

Qualquer pessoa pode se inscrever no processo seletivo do Enem. A única condição, entretanto, é que os candidatos tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, não excluindo alunos de Pós-Graduação ou pessoas que já concluíram seus estudos há mais tempo.

As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, os estudantes fazem as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo (6), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática.

A taxa de inscrição para realização do Exame para esta edição é de R$ 68 e poderá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio, com uma Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Será isento da taxa o estudante que concluir o Ensino Médio no ano de 2016 e estiver matriculado em escola pública, ou o estudante que se declarar carente.

Novidades

Uma das novidades para este ano é a criação do aplicativo "Enem 2016", para que o participante acompanhe o cronograma e os avisos referentes ao Exame feitos pelo MEC. O app é gratuito e estará disponível para iOS e Android. Os dados de inscrição e senha poderão ser armazenados no próprio aplicativo, para evitar perda. O sistema estará disponível para download em breve, na página do Enem (enem.inep.gov.br).

Outra ferramenta online disponibilizada para os estudantes é “A Hora do Enem” (tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem), que traz simulados, videoaulas, planos de estudo, exercícios e resumos direcionados ao Enem. Os próximos simulados estão previstos para os dias 25 de junho e 13 de agosto, com 80 questões cada, e nos dias 8 e 9 de outubro, com 180 questões. O resultado dos simulados também será enviado aos diretores de escolas, para que possam monitorar o desempenho dos alunos em cada área de ensino.

UFFS e Enem

O Enem é requisito fundamental para os estudantes que pretendem cursar um dos cursos de Graduação ofertados gratuitamente pela UFFS. A instituição seleciona os candidatos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que, por sua vez, utiliza a nota do Enem para classificar os estudantes.

Campus Chapecó

Ciência da Computação; Engenharia Ambiental; Enfermagem; Agronomia; Administração; Filosofia; Geografia; História; Pedagogia; Ciências Sociais; Letras – Português e Espanhol; Matemática; e Medicina.

Campus Laranjeiras do Sul

Agronomia; Ciências Econômicas; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Interdisciplinar em Educação no Campo.

Campus Realeza

Física; Ciências Biológicas; Química; Letras – Português e Espanhol; Nutrição; Medicina Veterinária.

Campus Cerro Largo

Administração; Agronomia; Ciências Biológicas; Engenharia Ambiental; Física; Letras – Português e Espanhol; Química.

Campus Erechim

Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Filosofia; Geografia; História; Pedagogia; Ciências Sociais.

Campus Passo Fundo

Medicina.