PETs da UFFS realizam diálogo sobre educação tutorial e situação epidêmica
O encontro ocorreu na quarta-feira (24), pela plataforma Webex

Publicado em: 26 de junho de 2020 14h06min / Atualizado em: 26 de junho de 2020 15h06min

Os Programas de Educação Tutorial (PETs) da Universidade Federal da Fronteira Sul promoveram, na manhã desta quarta-feira (24), de uma ação coletiva multicampi com a proposta “Diálogo sobre a educação tutorial na UFFS e a situação epidêmica". O encontro foi realizado pela plataforma de videoconferência Webex.

Participaram do evento tutores e petianos do PETs Práxis/Licenciaturas (Campus Erechim),  Ciências (Campus Cerro Largo), Políticas Públicas e Agroecologia (Campus Laranjeiras do Sul),  Medicina Veterinária/Agricultura Familiar (Campus Realeza) e Assessoria Linguística e Literária da UFFS (Campus Chapecó). Também participou uma convidada pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/UFFS.

Durante a conversa foram abordados como assuntos principais: a conjuntura político-pedagógica, marcada por dificuldades impostas pela epidemia, como o retorno dos estudantes às suas cidades de origem, devido à suspensão do Calendário Acadêmico, e a falta de acesso à internet por parte de muitos desses estudantes, além disso há discentes em quarentena, com suspeita de covid-19 ou com familiares nessa situação; as novas modalidades de cumprimento da carga horária de bolsistas e de tutores, diante da implementação do trabalho remoto; a necessidade de adaptar ou repensar as práticas pedagógicas da educação tutorial, individuais e coletivas, pois o trabalho previsto no planejamento do PET de 2020 não contemplava a atual ausência dos meios presenciais de desenvolvimento do trabalho, em virtude de ter sido elaborado antes do início da grave crise sanitária ocasionada pelo aumento dos casos de covid-19 nas cidades dos campi em que os PETs atuam; a remodelagem do Seminário Interno dos PETs da UFFS (SINPET), importante evento anual multicampi que, em 2020, está sendo organizado pelo PET Ciências, do Campus Cerro Largo.

Para o professor Eric Duarte Ferreira, tutor do PET Assessoria Linguística e Literária, do Campus Chapecó, “o evento foi um importante momento de reflexão, de diálogo. Socializamos as dificuldades que cada um dos PETs enfrenta nessa crise sanitária, de acordo com suas especificidades, e propusemos alguns encaminhamentos possíveis. Também foram socializadas novas práticas e ações que deram certo e que foram realizadas de modo remoto. Com a suspensão do Calendário Acadêmico da UFFS e o fechamento dos campi, passamos a receber uma forte cobrança do MEC para que a carga horária semanal seja cumprida conforme o planejado antes da crise. Isso criou uma situação muito problemática, porque o trabalho remoto impôs relevantes dificuldades para estudantes e professores e isso provocou adaptações e/ou mudanças na prática pedagógica da educação tutorial prevista para 2020. Nesse sentido, considero que o evento foi muito produtivo, pois acredito que essa discussão é urgente e precisa ser feita nos programas da UFFS que possuem professores, bolsistas e voluntários que passam por dificuldades e por restrições diversas impostas pela situação epidêmica”.