UFFS inicia formação para jogos cooperativos

Publicado em: 08 de outubro de 2014 00h10min / Atualizado em: 08 de outubro de 2014 00h10min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) iniciou na última terça-feira (7), no Campus Laranjeiras do Sul, a primeira etapa do curso de formação para os Jogos Cooperativos. A atividade é coordenada pelo professor Fábio Otuzi Brotto, da Unimonte (SP), e conta com a participação de servidores e alunos de todos os Campi da Instituição.

Brotto comenta que “os Jogos Cooperativos constituem uma abordagem que surgiu no início da década de 50 nos Estados Unidos e desde então vem se difundindo em vários países. O objetivo principal dos Jogos Cooperativos é criar ambientes de cooperação em que as pessoas possam ensinar e aprender umas com as outras, gerando benefícios para todos os envolvidos. Diferentemente de jogos competitivos, são atividades que estão estruturadas de uma maneira onde os desafios são coletivos e para serem superados interdependem da colaboração entre as pessoas”.

A UFFS prevê a realização dos jogos e por isso inicia a preparação da comunidade acadêmica. O programa de formação será ofertado em três módulos de três dias cada, ao final do curso os participantes terão um conjunto de conhecimentos e práticas que poderão subsidiá-los para que no cotidiano da Universidade implementem atividades, eventos e procedimentos que favoreçam a colaboração, por isso, é importante que os integrantes deste primeiro módulo tenham uma participação integral e contínua nas três etapas que serão ofertadas.

Este primeiro encontro tem como objetivo principal contribuir para que os servidores e alunos disseminem na universidade essa cultura de colaboração, visando gerar contribuições para que durante os Jogos Universitários da UFFS (IV JUFFS), sejam inseridas atividades que estimulem a colaboração entre os participantes, além das atividades tradicionais que o evento já oferece.

A segunda etapa será ofertada no Campus Chapecó entre os dias 4 e 6 de novembro e a terceira fase será realizada em um dos campi da UFFS no Rio Grande do Sul (Cerro Largo, Erechim ou Passo Fundo) em março de 2015.

Palestrante

Fábio Otuzi Brotto é mestre em Ciências do Esporte, com foco em jogos cooperativos, sua formação inclui ainda bacharelado em psicologia e licenciatura em educação física. O palestrante tem experiência na área de Educação Física e Psicologia, com ênfase em Jogos Cooperativos, Pedagogia da Cooperação, Desenvolvimento de Comunidades Colaborativas e Transformação pessoal. É Coordenador do Laboratório de Pedagogia da Cooperação - LABPEDCOOP e Diretor da Pós-graduação em Jogos Cooperativos da Unimonte.