Ciência sem Fronteiras abre novas chamadas para 21 países

Publicado em: 28 de agosto de 2014 00h08min / Atualizado em: 28 de agosto de 2014 01h08min

O Programa Ciência sem Fronteiras anunciou as novas chamadas para graduação-sanduíche. Ao todo são 21 países de destino: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

As chamadas nºs 180, 181, 182, 183, 196, 197, 198, 199, 200, 201, 202, 203 e 204 recebem inscrições até o dia 29 de setembro. Já para as chamadas nºs 179, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191, 192, 193, 194 e 195, as inscrições vão até 30 de setembro.

Acesse as chamadas.

O Assessor de Assuntos Internacionais da UFFS, Mauricio Bozatski, ressalta que o Ciência sem Fronteiras é o maior programa de intercâmbio de alunos brasileiros para o exterior em operação na atualidade e seguramente o maior programa deste âmbito na história da educação brasileira. “Pelo CsF estudantes das universidades brasileiras possuem uma oportunidade muita concreta, por meio de um processo simples e breve, de enriquecer sua formação nas melhores universidades dos países mais desenvolvidos do mundo”.

“Nós, da Assessoria para Assuntos Internacionais, que auxiliamos diretamente neste processo, pudemos testemunhar o espanto e a felicidade de nossos estudantes que num espaço de tempo muito curto recebem seus termos de compromisso para serem beneficiados com uma bolsa de estudos no exterior. Na maioria das vezes, eles se dão conta, de fato, de que esta possibilidade do intercâmbio no exterior existe e é muito concreta no momento em que nos procuram pela última vez para pedir orientações sobre o processo de concessão dos vistos de permanência dos países para onde se destinam”, ressalta Bozatski.

Atualmente a UFFS possui 70 estudantes beneficiados pelo CsF, já cursando parte de sua graduação no exterior em países como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Irlanda, Itália, França, Hungria, Alemanha e Noruega e mais de 100 estudantes com seus processos homologados e em trâmite para a concessão da bolsa.

De acordo com o assessor, com esta nova chamada e com o esforço que a Instituição e a Assessoria estão fazendo, como a oferta do teste do TOEFL- Inglês nos campi, a expectativa é dobrar este número.

Requisitos

Para as novas chamadas de graduação-sanduíche é preciso que o candidato possua nota do Enem igual ou acima de 600, em teste realizado após 2009. Além disso, o estudante precisa estar regularmente matriculado em curso de graduação nas Áreas Prioritárias do Programa (listadas no item 2 dos editais) e ter concluído entre 20% e 90% do curso até o início previsto da viagem ao exterior e apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino.

Veja as áreas contempladas pelo Programa:

Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e Formação de Tecnólogos.

Aos alunos da área de saúde, é necessário verificar as exigências específicas de cada umas das chamadas. Há países que aceitam alunos do ciclo básico e clínico, há chamadas que aceitarão somente alunos do ciclo básico e há países que não aceitarão alunos da área da saúde.

Dos editais abertos, oito deles aceitam o TOEFL ITP para comprovação de proficiência em inglês: Bélgica (edital 187), China, EUA, Hungria, Japão, Noruega, Polônia e Suécia. Com exceção dos EUA, todos os demais países exigem a pontuação mínima de 550 pontos. Dentre eles, apenas os EUA oferecem o curso de inglês para candidatos que alcançarem uma pontuação entre 525 e 549, com duração prevista de 2 meses (conforme o edital EUA/180);

A UFFS está ofertando nos Campi, em cronograma preestabelecido, o TOEFL ITP:

toefl_certo

Para prestar a prova do TOEFL ITP, o aluno deve realizar a inscrição diretamente na plataforma do Programa Inglês sem Fronteiras no endereço isfaluno.mec.gov.br/index/acesso/i/cNesse site, o candidato encontra um manual em português com orientações sobre a prova.

Caso o aluno tenha interesse em se candidatar para um país que não aceite o TOEFL ITP, deverá realizar o teste de proficiência específico exigido pelo edital. Cabe ao candidato obter informações sobre datas, valores, locais de aplicações e prazos para divulgação dos resultados.

Benefícios

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de estudo no país. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet.

Para que não restem dúvidas aos estudantes, a Assessoria de Assuntos Internacionais elaborou uma espécie de tutorial para guiar o estudante no momento de sua inscrição no Programa. O tutorial pode ser acessado na página da Assessoria, neste site, ou então AQUI.