Lançado Programa Famílias Fortes da UFFS
Lançamento teve a presença da Secretária Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Publicado em: 27 de abril de 2022 14h04min / Atualizado em: 27 de abril de 2022 15h04min

Na última semana, na UFFS – Campus Chapecó, ocorreu o lançamento do Programa Famílias Fortes da Universidade Federal da Fronteira Sul. O programa, que tem sua origem no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, tem como objetivo geral promover no país o bem-estar de famílias, a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

Na UFFS, o programa é coordenado pelas professoras Patricia Romagnolli e Graciela Soares Fonseca e possui dois projetos de extensão vinculados, selecionados dentre propostas submetidas ao EDITAL Nº 1072/GR/UFFS/2021. Os projetos vão acontecer nas cidades de Chapecó e Xanxerê.

Um dos projetos trata de ‘Promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida: ações para o fortalecimento de famílias fortes’, coordenado pelas professoras Maira Rossetto e Joice Moreira Schmalfuss e que tem como bolsistas os estudantes Cinthia de Fatima Machado, Emanuely Scramim, Henry Ford Dal' Col Frois, Luana Emanueli Strucker Gonçalves, Pamela Leticia Weber e Rayana da Silva Freire, além da estudante voluntária Vanessa Zancanaro.

O outro projeto abordará o tema ‘Vínculos familiares: o que as tecnologias têm a ver com isso?’, é coordenado pela servidora técnico-administrativa Elisangela Ribas dos Santos e pelo professor Guilherme Dal Bianco e tem como bolsistas os estudantes Everlin Manfrin, Felanda Saint Juste, Kerby Lovince, Laiza Ribeiro Scapinelli e Rafael Henrique Megier Cazali.

Para viabilizar o desenvolvimento das diversas atividades do programa nos municípios de Chapecó e Xanxerê, foi selecionada por meio do EDITAL Nº 1068/GR/UFFS/2021 a articuladora Patrícia Costa de Andrade.

No total, o Programa Famílias Fortes da UFFS conta, para a execução de suas atividades, com R$ 387.000,00 em recursos federais destinados à UFFS pela deputada federal Caroline De Toni e pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Além disso, o programa conta com recursos institucionais destinados ao transporte das equipes de trabalho.

Participaram do evento de lançamento o reitor da UFFS em exercício, Gismael Francisco Perin; o diretor do Campus Chapecó, Roberto Mauro Dallagnol; a secretária de assistência social de Chapecó, Elisiani Sanches; o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello; a deputada federal Caroline Rodrigues De Toni e a secretária nacional da Família, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Angela Vidal Gandra Martins.