Lançado em Doha o Nobel da Educação

Publicado em: 10 de dezembro de 2010 09h12min / Atualizado em: 20 de março de 2017 13h03min

Os 1,2 mil participantes da Cúpula Mundial pela Inovação Educacional (WISE) foram surpreendidos, durante a sessão de encerramento do evento, ocorrida na tarde de quinta-feira (9), em Doha, no Qatar, com o anúncio feito pelo sheik Abdulla bin Ali Al-Thani, presidente da Wise, de criação do prêmio no valor de US$ 500 mil para pessoas que contribuíram de forma extraordinária e decisiva com o desenvolvimento da educação no mundo. O reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, participou pela segunda vez do evento, a convite da Fundação Qatar.

Segundo a Sheika Mozah Bint Nasser Al Missned, presidente da Fundação Qatar, promotora do evento, “a educação é a base dos empreendimentos humanos. É um direito básico e um poderoso catalisador social, político e cultural. É o caminho para as soluções que tornarão possível um desenvolvimento equitativo e sustentável no mundo globalizado. Por tudo isso temos que promover e proteger a educação, encorajando a excelência de modo que a educação de qualidade se torne acessível a todos”.

Para Ristoff, “o WISE Prize, pelo seu expressivo valor, passa a ser na prática o prêmio Nobel da Educação. Será, sem dúvida, um poderoso motivador da inovação e da formulação de políticas nacionais e internacionais mais agressivas, duradouras e consistentes, especialmente no sentido da inclusão social e da promoção da qualidade na educação. Não é por nada que o anúncio foi recebido pelos delegados presentes com enorme entusiasmo e prolongados aplausos. O Qatar, além de conquistar a sede da copa do mundo de 2022, passa agora a ter também a capital mundial da educação, pois todos os anos, a cada prêmio que for concedido, atrairá a atenção do mundo”.

Sua Alteza, a Sheika Mozah Al Missned, deixa claro que a comparação do Wise Prize com o prêmio Nobel é deliberada: “Enquanto outros prêmios internacionais celebram disciplinas como física, química, economia ou a paz, até o momento nenhum prêmio foi dado à educação, que é um pré-requisito para o êxito em todas estas áreas. Nossa meta com este prêmio é despertar a consciência para o papel crucial da educação em todas as sociedades e criar uma plataforma para soluções inovadoras e práticas que possam aliviar os desafios que a educação enfrenta em todo o mundo”.

Indicações poderão ser feitas por instituições dedicadas à educação, universidades, escolas, faculdades, associações de professores, centros de pesquisa, organizações internacionais, governos e empresas privadas.

Os indicados serão selecionados por um Comitê de 11 pessoas, que pré-selecionará até 15 concorrentes. Um júri internacional de cinco pessoas selecionará o vencedor que receberá um prêmio de US$ 500 mil e uma medalha de ouro. O prêmio será entregue em novembro de 2011, durante o terceiro encontro mundial da WISE.

Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.wiseprizeforeducation.org.