Feira Agroecológica e de Economia Solidária inicia no dia 12 de abril
No espaço também estão previstas oficinas, minicursos, rodas de conversas e apresentações culturais

Publicado em: 06 de abril de 2018 11h04min / Atualizado em: 06 de abril de 2018 13h04min

No dia 12 de abril, a partir das 18h, ocorre a abertura das atividades da Feira Ecológica e de Economia Solidária da UFFS. Em espaço do estacionamento da Unidade Reitoria, em Chapecó (Avenida Fernando Machado, 108E), ocorrerá nas quintas-feiras, no horário das 18h30 as 21h.

A Feira é uma das ações do Programa de Extensão “Agroecologia e Economia Solidária: espaço de empoderamento social e educativo”, implementado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). A ideia é promover a Agroecologia e o consumo consciente e saudável, além de incentivar a Agricultura Familiar, envolvendo a comunidade acadêmica e regional.

O Programa representa a concretização de um conjunto de ideias construídas com coletivos dos campi da UFFS. Avançou de uma proposta inicial em um formato revisto e ampliado, estabelecendo características de pesquisação como fundamentais para ações integrativas do Ensino, Pesquisa e Extensão. A primeira atividade com este enfoque ocorrerá na tarde do dia 12 de abril, em reunião por videoconferência com pesquisadores da área de Agroecologia e plantas medicinais de todos os campi da UFFS. O objetivo é mapear e integrar trabalhos e estudos com a finalidade de implementar ações de Extensão em projetos integrados.

Com a exposição dos produtos, a Feira Agroecológica e de Economia Solidária prevê outras atrações, como oficinas, redes de conversa, minicursos, debates e apresentações culturais. Duas delas já estão confirmadas: no dia 12 de abril, oficina sobre fitoterápicos, com Aléssio dos Passos, e no dia 19 de abril, palestra sobre alimentação de verdade, ministrada pela professora Inês Claudete Burg.

Os expositores foram selecionados por meio da Chamada Pública para Credenciamento de unidades familiares e associações e/ou cooperativas situadas no território nacional. Conforme o Edital Nº 1003/GR/UFFS/2017 foram disponibilizadas 15 vagas, com espaços de até seis metros quadrados.