Estudantes indígenas ingressantes recebem tíquetes para RU no primeiro mês de aulas
Ajuda está sendo disponibilizada até que eles possam receber os auxílios socioeconômicos

Publicado em: 22 de março de 2024 16h03min / Atualizado em: 22 de março de 2024 16h03min

Para ajudar os estudantes indígenas ingressantes no primeiro semestre de 2024 a se manterem na universidade, os Setores de Assuntos Estudantis (SAEs) de todos os campi estão fazendo, neste mês de março, a entrega de tíquetes para o Restaurante Universitário (RU). A quantidade entregue equivale a um mês de refeições, para prestar o apoio necessário até que eles possam receber os auxílios socioeconômicos. Até o dia 21 de março, os SAEs dos seis campi da UFFS já haviam distribuído cerca de 3.500 tíquetes.

Neste primeiro semestre, até o momento, foram registradas 243 novas matrículas de estudantes indígenas, que ingressaram na UFFS por meio dos diferentes processos seletivos ofertados: 1 pelo seletivo de Aluno Especial Ordinário; 56 pelo seletivo especial para indígenas, o PIN; 46 pelo seletivo de Educação do Campo; 116 pelo Processo Seletivo Simplificado; 7 pelo seletivo de retorno de aluno-abandono; 2 pelo seletivo de retorno de graduado; 5 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); 1 por transferência externa; e 9 por transferência interna.

Deste contingente de ingressantes, 140 já tiveram seus cadastros socioeconômicos aprovados e passarão a receber auxílios regulares no início do mês de abril: 104 pelo edital APPIQ; 9 pelo edital de alternância de Erechim; e 27 pelo edital de alternância de Laranjeiras do Sul. Dentre eles, 41 receberão em abril o Auxílio Ingresso no valor de R$ 300,00. Aqueles que ainda não conseguiram fazer a inscrição para os auxílios, poderão fazê-la nos próximos meses.
De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clóvis Alencar Butzge, “a Política de Assistência Estudantil da UFFS entende os estudantes indígenas que vivem em comunidades tradicionais como um de seus públicos prioritários, e sua inclusão precisa considerar tanto sua condição socioeconômica quanto suas diferenças culturais. Por isso, tem se dado especial atenção nos setores de Assuntos Estudantis dos seis campi ao seu acolhimento e auxílio no acesso aos programas de permanência”.

Sobre a distribuição de tíquetes do RU para estudantes indígenas ingressantes, o pró-reitor explica que se trata de uma ação emergencial, tendo em vista que os estudantes indígenas (assim como os demais estudantes ingressantes) precisam realizar seus cadastros socioeconômicos para receber os auxílios, o que, em geral, demora em torno de 30 dias. “A distribuição dos tíquetes, que está sendo realizada em todos os campi, visa garantir a segurança alimentar desse público, em especial daqueles que vêm de regiões mais distantes e têm dificuldade financeira para se manter nas áreas urbanas. Estamos estudando a criação de um programa permanente de acolhimento para os próximos períodos de ingresso, visando mitigar as dificuldades de acesso à alimentação desses estudantes, até que passem a receber seus auxílios regulares”, comenta. Segundo ele, a ação acontecerá no decorrer do mês de março e será avaliada a necessidade de prorrogação para atender novos ingressantes.