Estudantes da UFFS podem solicitar planos de acompanhamento nos setores de assuntos estudantis
Planos visam a melhoria do desempenho acadêmico em relação aos semestres anteriores

Publicado em: 19 de março de 2019 16h03min / Atualizado em: 19 de março de 2019 16h03min

Desde o primeiro semestre letivo de 2016 a Universidade Federal da Fronteira Sul disponibiliza aos estudantes de Graduação Planos de Acompanhamento. Conforme a Instrução Normativa 1/PROAE/UFFS/2018, os planos consistem em intervenções realizadas pelo Setor de Assuntos Estudantis (SAE) dos campi, que visam a melhoria no desempenho acadêmico dos estudantes. Em termos gerais, podem solicitar o serviço os estudantes regularmente matriculados nos cursos de Graduação da UFFS, preferencialmente beneficiários de auxílios socioeconômicos e que tiveram dificuldades de desempenho no semestre anterior.

Os estudantes que se enquadrarem nesses requisitos podem solicitar os planos de acompanhamento nos Setores de Assuntos Estudantis dos campi no prazo de até 40 dias do início do semestre letivo. O primeiro passo para solicitar os planos de acompanhamento é a manifestação de interesse pelo estudante no SAE do campus onde está matriculado. A partir disso, é feito um diagnóstico e,  com base nas principais dificuldades apresentadas, é elaborado um plano de atividades.

Conforme a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), entre as atividades que podem ser propostas estão o atendimento com profissionais da equipe psicossocial e/ou pedagógica da Instituição, a participação em monitorias ou tutorias, a participação em oficinas, a participação em grupos de estudo e orientações sobre processos internos da Universidade, como transferência interna, cancelamento de disciplina, trancamento, entre outros.

De acordo com Vanessa do Lago, do Departamento de Apoio a Políticas Estudantis, “um objetivo importante dos planos de acompanhamento é a criação de hábitos de estudos baseados em rotinas que os estudantes consigam incorporar em sua vida acadêmica e, assim, melhorar seu desempenho estudantil. Os estudantes da UFFS têm recebido a ideia muito bem, tanto que o número de atendimentos tem aumentado durante esses três anos: foram 156 planos em desenvolvimento em 2016, 197 durante o ano de 2017 e 227 no ano de 2018”.