Editora UFFS publica “Aqui no Mar: um livro de sequência didática”
Obra destina-se a docentes e discentes da educação básica como ferramenta didática para o ensino de Ciências e/ou Biologia

Publicado em: 25 de março de 2024 09h03min / Atualizado em: 25 de março de 2024 09h03min

A Editora UFFS acaba de lançar o primeiro livro de sua nova coleção, denominada Recursos Didáticos: Ensinar e Aprender Ciências na Educação Básica, organizada pelos docentes e pesquisadores Tiago Venturi, Lucíola Thaís Baldan e Roberta Chiesa Bartelmebs. A obra “Aqui no Mar: um livro de sequência didática”, foi escrita por Karoline Moura Alves, Lucíola Thaís Baldan e Daiana Aline Katchor, a partir da Oficina Didática de Ecologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

De acordo com as autoras, o livro, considerado um material alternativo ao que se encontra disponível nas escolas, surgiu a partir da reflexão sobre a falta de materiais para trabalhar o bioma marinho, cada um dos seus compartimentos e associar com os organismos que encontramos em cada habitat. Trata-se, segundo elas, de “um material atrativo visualmente e que incita a curiosidade para que o aluno, seja qual for sua idade, busque mais e amplie seu conhecimento, tudo isso pensando na importância de uma base sólida no conhecimento científico, seja no material ofertado, seja no conhecimento construído”.

Escrito em linguagem simples, o livro também oferece dicas de leituras, músicas, vídeos e podcasts em cada capítulo. A proposta é que os trabalhos desenvolvidos pelos alunos tenham uma visão multidisciplinar, que se trabalhe em conjunto com professores de outras áreas, como Língua Portuguesa e Artes, entre outras.

Coleção

Os organizadores, que são docentes da UFPR, explicam que, na construção da proposta da Coleção Recursos Didáticos: Ensinar e Aprender Ciências na Educação Básica, contaram, inicialmente, com o exemplo e a experiência da Coleção Ensino de Ciências, criada a partir dos estudos realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFFS (PPGEC/UFFS) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), ambos da UFFS – Campus Cerro Largo. “A receptividade, o apoio e o incentivo do professor Roque Ismael da Costa Güllich e das professoras Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos, foram fundamentais para que prosseguíssemos com esta nova proposta, mais voltada para a prática na sala de aula e demais espaços didáticos”, avaliam.

O livro está disponível para download gratuito na página de Editora UFFS: https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/editora-uffs/aqui_no_mar