Delegação da UFFS participa do 14º Coneb, realizado em Recife (PE)

Publicado em: 25 de janeiro de 2013 07h01min / Atualizado em: 27 de março de 2017 09h03min

Entre os dias 18 e 21 de janeiro, uma delegação de cerca de 250 alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participou de um dos principais fóruns do movimento estudantil brasileiro, o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), realizado em Recife (PE).

Mais de 4 mil estudantes, representando diretórios acadêmicos (DAs) e centros acadêmicos (CAs) de universidades de todo o país, participaram de uma programação de conferências, debates, grupos de discussão e plenárias. O tema do 14º Coneb foi a Reforma Universitária.

O encontro é uma instância deliberativa que visou a atualizar a opinião, o posicionamento e as ações da UNE para o próximo período. O objetivo foi consolidar, para o primeiro semestre de 2013, uma ampla e renovada jornada de lutas do movimento estudantil.

Segundo o presidente do DCE da UFFS Campus Laranjeiras do Sul,  Eloir Faria, que esteve presente no evento, “o Coneb teve presença maciça dos alunos da UFFS e tratou de diversos assuntos importantes para os estudantes e os movimentos, como o ProUni, o desenvolvimento regional proporcionado pelas universidades, a Lei de Cotas, os auxílios financeiros oferecidos para alunos de baixa renda, entre outros. Desde a fundação da UFFS, os alunos da Universidade vêm participando de diversos eventos do movimento estudantil. No Coneb do ano passado, nós já havíamos participado, mas não com um número de estudantes tão expressivo quanto o deste ano”, destacou.

O reitor em exercício, Antônio Inácio Andrioli, e o secretário especial de Assuntos Estudantis da UFFS, Maurício Bozatski, também participaram do evento em mesas de debate. Eles falaram sobre “A luta por assistência estudantil nas universidades brasileiras” e  “A universidade e a vocação pelo desenvolvimento regional”.

De acordo com o reitor em exercício, "a UFFS, mesmo com pouco tempo de existência, incentiva os estudantes na participação política em eventos de expressão nacional como é o Coneb, que tem como proposta debater temas ligados à educação superior no Brasil”, diz. Segundo Andrioli, a participação dos estudantes da UFFS no Coneb foi resultado de um trabalho integrado, que disponibilizou transporte e ajuda de custo a todos os participantes.