Conselhos da UFFS têm sua primeira sessão do ano

Publicado em: 02 de março de 2011 12h03min / Atualizado em: 20 de março de 2017 15h03min

Os dois conselhos já constituídos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tiveram suas primeiras sessões ordinárias nesta semana. Na segunda-feira, o Conselho Estratégico Social, cujos membros representam a comunidade externa,  reuniu-se para relatos das atividades desenvolvidas durante o ano de 2010. Na pauta da sessão inaugural do Conselho Universitário da instituição, na terça-feira, as primeiras deliberações.

A primeira reunião do ano de 2011 do Conselho Estratégico Social da UFFS aconteceu na tarde de segunda-feira 28, no auditório do campus Seminário, e teve como assuntos principais a avaliação do primeiro ano de atividades e a apresentação do plano de ações de cada uma das pró-reitorias que compõem a estrutura organizacional da universidade. Também foi definida a programação de reuniões para o decorrer de 2011. O reitor da UFFS, Jaime Giolo, aproveitou a ocasião para apresentar-se formalmente como o novo reitor da instituição, destacando que não pretende “se afastar da história e dos movimentos que tiveram papel fundamental na formação da UFFS”.

Em seguida, os pró-reitores fizeram um relato das realizações durante o primeiro ano de funcionamento da universidade. O primeiro a falar foi o secretário especial de Obras, Paulo Pinto da Luz, que elencou as obras em andamento nos cinco campi, bem como os projetos de infraestrutura em processo de licitação e de outros projetos em fase de conclusão. A pró-reitora de Graduação, Cláudia Finger Kratochvil, mencionou a estrutura do órgão, composta de três diretorias, com suas respectivas funções, e destacou conquistas como matrículas online e a organização do Processo Seletivo 2011. Na pró-reitoria de Extensão e Cultura, Geraldo Ceni Coelho fez questão de falar do 1º edital de apoio a projetos de extensão e dos projetos envolvendo os laboratórios que serão disponibilizados nos cinco campi, em número de 180.

O diretor de pós-graduação, José Carlos Radin, representando a pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, destacou a organização da Coepe, a institucionalização dos grupos de pesquisa e a fase final de elaboração da minuta da política de pós-graduação. O pró-reitor de planejamento, Vicente Almeida Júnior, afirmou que um dos propósitos do planejamento dentro da organização da instituição é integrar, do ponto de vista orçamentário, os cinco campi da UFFS. Já Fernanda Mara Peretti, representando a pró-reitoria de Administração e Infraestrutura, relatou alguns dos progressos do órgão durante o ano que passou, como a desvinculação da UFSC dos processos licitatórios e o cadastramento de 14 mil itens já patrimoniados pela instituição.

Conselho Universitário

Na manhã do dia 1º de março foi a vez dos membros eleitos do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Fronteira Sul participarem da 1ª Sessão Ordinária. O mais importante órgão deliberativo da instituição é composto por 46 membros titulares, com seus respectivos suplentes, os quais representam os três segmentos da comunidade universitária (docente, servidores técnico-administrativos, docentes) nos cinco campi. O Conselho também possui representantes da comunidade externa dos três estados onde a UFFS está situada. Também fazem parte do Consuni, como membros natos, o reitor, o vice-reitor, os pró-reitores e o secretário especial de Obras e o diretores de campus.

O conselho supremo da UFFS se reunirá todos os meses para apreciar e votar sobre temas de importância para a vida institucional. Os assuntos mais complexos serão analisados primeiramente nas câmaras setoriais e depois encaminhadas para decisão dos membros em plenário. Na pauta desta primeira sessão ordinária esteve a definição da dinâmica de funcionamento do Conselho e também o calendário de reuniões para o primeiro semestre de 2011. Depois do relato dos principais fatos desenvolvidos pelas pró-reitorias durante o ano de 2010, iniciaram as discussões sobre a melhor forma de encaminhamento das apreciações sobre os assuntos mais urgentes, entre eles peças regimentais, a política de desenvolvimento de coleções do Sistema de Bibliotecas e empréstimo de notebooks e a criação dos Centros de Humanidades e de Ciência e Tecnologia.

Para análise destes assuntos foram constituídas comissões representativas dos cinco campi da instituição e também da comunidade externa. Os integrantes destas comissões temáticas elaborarão um relatório sobre os assuntos abordados e poderão fazer sugestões de alterações e adendos. Os documentos, bem como as alterações propostas, passarão pela avaliação e aprovação dos conselheiros nas próximas sessões. Esta providência será tomada até que os procedimentos sejam definidos no Regimento Interno. Na opinião do reitor da UFFS e presidente do Consuni, Jaime Giolo, “o colegiado maior da universidade tem de concentrar seu foco no substancial neste momento de construção das políticas institucionais”.

Calendário de sessões para o primeiro semestre de 2011

2ª sessão ordinária:         11.04