Começa inscrição ao processo seletivo de estudantes para a UFFS 2010

Publicado em: 01 de dezembro de 2009 10h12min / Atualizado em: 16 de março de 2017 16h03min

Florianópolis – As inscrições gratuitas ao Processo Seletivo para estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul 2010 (UFFS) começam nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, e estendem-se até as 23h59min do dia 15 de janeiro de 2010. Para participar, o candidato a estudante deverá fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vai acontecer no sábado e no domingo, dias 5 e 6 de dezembro de 2009, de acordo com a Portaria nº 109/2009 do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União de junho de 2009 ou de suas alterações posteriores.

Os procedimentos para o candidato se inscrever constam no Edital03/UFFS/2009, que a UFFS publicou no Diário Oficial da União de 26 de novembro de 2009. São 2.160 vagas oferecidas em 42 cursos nos campi de Chapecó (SC), Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Realeza(PR) e Laranjeiras do Sul (PR).

O processo para ingressar na UFFS será realizado pela Coperve-UFSC e para fazer a inscrição o interessado deverá entrar no site www.uffs.ufsc.br, preencher o Requerimento de Inscrição, enviá-lo (via internet) e imprimir o Comprovante de Requerimento de Inscrição. No ato, o candidato deverá informar quantos anos estudou em escola pública – esse dado fará parte da classificação final de ingresso.

O estudante terá direito de optar por dois cursos de graduação, Opção 1 e Opção 2, oferecidos pela UFFS e relacionados no Quadro Geral de Vagas constante no Edital. Mas terá direito somente a uma inscrição. A confirmação da inscrição com os dados do candidato estará à disposição a partir do dia 29 de janeiro de 2010 no site www.uffs.ufsc.br, link confirmação da inscrição. Os candidatos que informarem seu endereço eletrônico no requerimento de inscrição também receberão a confirmação por e-mail.

A nota final do candidato no Processo Seletivo UFFS/2010 será calculada com base nas notas obtidas nas provas do Enem/2009 – objetivas e de redação – e no número de séries do ensino médio que o candidato declarou ter cursado com aprovação em escola pública. O candidato que obtiver nota igual a zero em qualquer uma das provas do Enem ou nota inferior a 30 na Redação será automaticamente excluído do Processo Seletivo UFFS/2010.

Cursos e vagas para cada Campus

O campus de Chapecó – sede da instituição – oferece 900 vagas distribuídas nos cursos de Administração (ênfase em Pequenos Empreendimentos e Cooperativismo – 50 vagas noturno e 50 vagas diurno), Agronomia (ênfase em Agroecologia – 50 diurno), Ciências da Computação (50 diurno e 50 noturno), Enfermagem (40 diurno), Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (50 diurno), Licenciaturas em Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Pedagogia (50 diurno e 50 noturno, para cada curso) e Português e Espanhol (30 diurno e 30 noturno).

No campus de Cerro Largo, haverá 330 vagas nos curso de Agronomia (ênfase em Agroecologia) (50 diurno), Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (50 diurno), Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (50 diurno), Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química (150 noturno) e Licenciatura em Português e Espanhol (30 noturno).

No campus de Erechim, são 400 vagas e o candidato poderá optar pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo (50 diurno), Agronomia (ênfase em Agroecologia) (50 diurno), Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (50 diurno) e Licenciaturas em Filosofia, História, Geografia, Sociologia e Pedagogia (50 noturno para cada um dos cursos).

Há 270 vagas para Realeza, nos os cursos de Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química (150 noturno), Licenciatura em Português e Espanhol (30 noturno), Nutrição (40 diurno) e Veterinária (50 diurno).

Em Laranjeiras do Sul existem 260 vagas para os cursos de Engenharia de Aquicultura (50 diurno), Agronomia (ênfase em Agroecologia – 50 diurno), Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (50 diurno), Engenharia de Alimentos (50 diurno) e Licenciatura em Educação do Campo (30 diurno e 30 noturno). As informações completas no EDITAL 003 /UFFS /2009.