Cerro Largo e Erechim doam área para a construção dos campi da UFFS

Publicado em: 19 de outubro de 2009 09h10min / Atualizado em: 16 de março de 2017 15h03min

Cerro Largo/Erechim – As prefeituras de Cerro Largo e Erechim fizeram a doação dos terrenos para a construção dos campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) nos dois municípios, concluindo importante etapa para a continuidade da implantação da instituição.

Chapecó e Realeza já repassaram as áreas há mais tempo. Agora só falta a doação do terreno de Laranjeiras do Sul (PR), que está em fase de compra. Com isso já pode começar o processo para a construção dos prédios da Universidade. Os prefeitos repassaram as áreas à Universidade Federal de Santa Catarina, tutora da nova universidade, que posteriormente serão destinadas à UFFS.

No dia 5 de outubro, o prefeito de Cerro Largo, Adair José Trott e o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Toubes Prata, assinaram o termo de doação do terreno pela prefeitura para a construção do campus da UFFS. Prestigiaram a cerimônia, que aconteceu no Restaurante Central, o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, o diretor administrativo da UFFS, Paulo Roberto Pinto da Luz, o arquiteto Antônio Carlos da Silva, a representante do Ministério da Educação (MEC), Raquel Perea, além de autoridades e líderes da comunidade local.

No ato, o prefeito destacou que o município cumpriu sua parte, ao adquirir e doar o espaço necessário para a concretização do projeto. “A UFFS atenderá à demanda da comunidade regional, que se mobilizou por esta conquista e escolheu Cerro Largo como sede do campus”, ressaltou o prefeito.

Outra doação aconteceu no dia 29 de setembro. Foi a vez da prefeitura de Erechim fazer a transferência do imóvel onde será construído o prédio do campus da UFFS. A solenidade ocorreu no Seminário Nossa Senhora de Fátima. O prefeito Paulo Polis e o reitor da UFSC, Álvaro Toubes Prata, assinaram o acordo de repasse das áreas localizadas no interior do município – a maior parte na Linha 1, localidade de Cravo e outra, em Floresta. Uma terceira área ainda será adquirida, devendo ser quitada com o orçamento do próximo ano.

O investimento é de cerca de R$ 2,5 milhões, que é a contrapartida do município para a instalação da universidade. Polis disse que aquele momento representava o envolvimento de toda a sociedade, que fez nascer a Universidade, resultado da capacidade de juntar as mais diversas entidades em torno de um único projeto. “Uma convergência que há muito não se via em nossa região”, comemorou.

O reitor da UFSC destacou que o convênio assinado representa o compromisso para o começo das aulas em 2010 e o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, observou que essa etapa faz parte de um projeto em curso que fará da educação um canal de inclusão. A diretora de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, Adriana Weska, natural de Erechim, destacou que estava orgulhosa de participar desse processo que representa mais uma etapa do governo Lula para ampliar o ensino superior gratuito no país. Prestigiaram a cerimônia representantes dos movimentos sociais, da administração municipal e autoridades da região.

Realeza

No início de setembro, foi a vez de Realeza fazer a doação do terreno para a construção do campus da UFFS. Na manhã do dia 5, o prefeito de Realeza, Eduardo Gaievski, transferiu a escritura para a instalação da UFFS ao vice-reitor da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva. O terreno se localiza ao lado do aeroporto e atrás do conjunto habitacional Araxá. Estiveram presentes o presidente da Comissão de Implantação da UFFS, professor Dilvo Ristoff, representantes da comunidade e autoridades da região.

Chapecó

A cerimônia de doação do terreno, pelo empresário Nilso Folle, foi realizada no dia 14 de agosto de 2009 na prefeitura de Chapecó. Assinaram o convênio de repasse o reitor da UFSC, Álvaro Toubes Prata, e o prefeito João Rodrigues. As terras estão localizadas próximo ao município de Guatambu. A prefeitura será responsável pela infraestrutura – luz, água, rede de fibra ótica e acesso. A escolha de Chapecó como sede se deve à sua localização estratégica em relação ao Mercosul.

“Este é mais um fato importante para a construção da nova universidade federal em Chapecó, que terá o maior número de alunos”, ressaltou, na época, o presidente da Comissão de Implantação da UFFS, professor Dilvo Ristoff O deputado federal Cláudio Vignatti (PT-SC), autor do Projeto de Lei 2199/07, de criação da UFFS, ressaltou que foi dado mais um passo rumo à instalação da segunda universidade federal em Santa Catarina. “Tenho a certeza de que estamos no caminho certo para a ampliação do ensino superior gratuito no Estado.

A expectativa é que a UFFS atenda 10 mil estudantes em quatro anos”. disse o deputado. Acompanharam a cerimônia, os deputados estaduais Dirceu Dresch, Pedro Uczai e Gelson Merísio, a coordenadora da Comissão de Implementação da UFFS no município, vereadora Luciane Carminatti, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e da Comissão Municipal de Apoio à Instalação da UFFS em Chapecó, Vincenzo Mastrogiacomo.

Cerro Largo

Erechim