Campus Realeza oferece 35 vagas para especialização em Ensino de Língua e Literatura

Publicado em: 11 de janeiro de 2013 07h01min / Atualizado em: 27 de março de 2017 09h03min

A partir desta segunda-feira (14) estarão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Língua e Literatura, ofertada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza. Ao todo, são 35 vagas destinadas aos graduados em língua, literatura e áreas afins.

Os interessados em uma das vagas devem procurar a Secretaria Acadêmica do Campus Realeza, no horário das 8h às 12h, 13h às 17h ou 18h às 22h, de segunda a sexta-feira. A inscrição também pode ser feita pelos Correios, via Sedex; a documentação exigida deve ser enviada ao seguinte endereço: Rodovia PR-182, Km 466, s/n, Realeza, PR, CEP 85770-000, aos cuidados da Secretaria Acadêmica.

Segundo o coordenador do curso, professor Sérgio Roberto Massagli, o processo de seleção será conduzido por uma comissão específica, que fará a análise curricular e das intenções de pesquisa (objeto, objetivos e metodologia), além de entrevista, a ser agendada, com a duração aproximada de 15 minutos. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 6,0 (seis) em todas as etapas.

A previsão de início das aulas é em 8 de março, nos seguintes dias, turnos e horários: sextas-feiras, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30; e sábados, das 8h às 12h.

Objetivos da especialização em Ensino de Língua e Literatura

Proporcionar aperfeiçoamento, atualização e capacitação de professores da Educação Básica e de recém-egressos de cursos de graduação; abordar as modernas teorias linguísticas e literárias e estabelecer relações com o ensino de língua e literatura; identificar, analisar e comparar os diferentes textos/discursos sobre a realidade, amparados nos vários paradigmas teóricos e do senso comum; apresentar abordagens teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, língua estrangeira e literatura; ofertar oficinas práticas, articuladas com os conhecimentos teórico-metodológicos abordados e voltadas para o uso em situações reais de ensino de língua portuguesa, estrangeira e literatura; desenvolver pesquisas na área de ensino de língua e literatura e publicá-las em forma de artigos científicos.

Documentos para inscrição

Os candidatos deverão apresentar, obrigatoriamente, no ato de inscrição, os seguintes documentos:

I - formulário de inscrição, preenchido e assinado, disponível no site da UFFS www.uffs.edu.br, link Pós-graduação;

II - cópia do diploma de curso superior de graduação, de duração plena ou equivalente, reconhecido pelo MEC;

III - candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela IES até o ato da inscrição poderão se inscrever desde que apresentem declaração original da IES indicando a data de conclusão e colação de grau de curso de graduação;

IV - cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;

V - uma foto 3x4, recente;

VI - carta descrevendo as intenções de pesquisa (objeto, objetivos e metodologia).