Apresentação

O Portal de Periódicos Eletrônicos da UFFS visa organizar, por meio da plataforma Open Journal System (OJS), a produção científica publicada pelos periódicos institucionais, tornando-a acessível à comunidade acadêmica e integrada às diferentes bases de dados e repositórios de informações científicas e tecnológicas, nacionais e internacionais. Entende-se por periódico institucional toda a revista científica aprovada pelos conselhos superiores, nos termos estabelecidos pela Política de Periódicos da UFFS.

 

A criação de periódicos científicos da UFFS se dá mediante a iniciativa de docentes de um ou mais cursos de graduação, de pós-graduação e de grupos de pesquisa devidamente certificados pela instituição, mediante a submissão e aprovação do Projeto de Criação de Periódicos Científicos. Será considerado periódico ligado institucionalmente à UFFS aquele que tiver seu projeto de criação devidamente aprovado pelas instâncias competentes, nos termos da Política de Periódicos Científicos da UFFS. O Projeto de Criação de Periódicos Científicos deve considerar a cultura científica da(s) área(s) de conhecimento a qual se vincula e os critérios de avaliação e de indexação estabelecidos pela mesma(s).

 

O Portal de Periódicos da UFFS hospedará somente revistas de conteúdo científico e de acesso livre, devendo primar por uma política de qualidade científica e editorial, alicerçada nos critérios estabelecidos pelo Directory of Open Access Journals (DOAJ). A hospedagem no Portal é facultada exclusivamente aos periódicos institucionais que, no momento da solicitação, atendam preferencialmente os critérios indicativos de qualidade da produção científica estabelecidos pelo Qualis/Capes, correspondente ao estrato B3 da área de conhecimento a que pertence o periódico. A solicitação de hospedagem deve ser postulada pelo Editor Científico do periódico, por meio de memorando, dirigido à Comissão Permanente de Periódicos (CPP), a qual cabe análise e a emissão do parecer final. A solicitação aprovada será encaminhada à Coordenação Executiva do Portal para cadastro na plataforma OJS e devidos treinamentos e orientações técnicas.