I Seminário de Educação Inclusiva: políticas educacionais e práticas de inclusão

Data - 15/08/2018

Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes

Manhã

09h00 – Mesa de abertura do evento “O cenário da educação inclusiva na Contemporaneidade”

Palestrantes:

Profª. Drª. Graciele Marjana Kraemer (UNISINOS)

Profª. Drª Tânia Mara Zancanaro Pieczkowski

(Unochapecó)

Tarde

14h00 – Mesa temática “Experiências de inclusão na Educação Básica”

Professores das redes de Educação Básica

16h30 – Encerramento do evento

Inscrições: https://www.uffs.edu.br/formularios/eventos/i-seminario-de-educacao-inclusiva-politicas-educacionais-e-praticas-de-inclusao

1.   O que é o I Seminário de Educação Inclusiva: Políticas Educacionais e Práticas Inclusivas - constitui um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq), em parceria com o Programa de Extensão Caminhos da Práxis, da UFFS; com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, e; com a Secretaria Municipal de Educação de Chapeco, para mobilizar discussões sobre a inclusão, no âmbito educacional. Pretende reunir professores, estudantes, pesquisadores e gestores da Educação Básica e Superior, da região de abrangência da UFFS – Campus Chapecó. Buscar-se-á debater sobre o acesso, a permanência, a convivência e a aprendizagem de estudantes com deficiência/s, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O evento configura um espaço de trocas de experiências e de reafirmação do compromisso com a promoção da educação como um direito de todos, comprometida com a inclusão de grupos sociais discriminados negativamente ao longo da história.

2.   Apresentação de trabalhos - Trata-se de relatos que  apresentem experiências de ensino e de aprendizagem desenvolvidas ou em desenvolvimento, sobre a temática da inclusão, envolvendo alunos com necessidades educacionais especiais em contextos de educação regular.

3.    Das normas Gerais:

3.1 Da Submissão de Trabalho

1. Serão submetidos os trabalhos de relatos de experiência;

2. A inscrição do trabalho para apresentação no Seminário se dará mediante a submissão de um resumo escrito, contendo título, autores, texto e palavras-chave. Recomenda-se uma breve descrição do experiência que está sendo/foi desenvolvido tendo por base os seguintes elementos: introdução, metodologia (descrição detalhada sobre a experiência: procedimentos, atividades desenvolvidas, público participante, etc.), resultados ou relatos, discussão e conclusão (estas palavras que designam subtítulos não devem ser incluídas, apenas informações em forma de texto). Não há limite de autores (as) no trabalho, entretanto, é obrigatória a inclusão do nome do (a) orientador (a) como co-autor (a), no caso de trabalhos de estudantes de graduação ou pós-graduação;

3. Os trabalhos deverão ser escritos em língua portuguesa, não devendo ter citações e, portanto, nem lista de referências bibliográficas. É obrigatória a indicação de 3 (três) a 5 (cinco) palavras chave e, preferencialmente, não contidas no título do trabalho.

4. As apresentações dos trabalhos se darão através de mesa redonda.

5. Os trabalhos deverão ser submetidos, conforme orientações de acordo com o template.

6. Normas para elaboração dos resumos: (VIDE TEMPLATE)

7. O trabalho deve ser elaborado considerando as seguintes características:

Tipo de documento: salvo e enviado em pdf;

Formato da página: A4 (21,0 x 29,7 cm);

Margens: esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior: 2 cm.

Título: caixa alta, negrito, fonte Arial 12, centralizado, espaçamento entrelinhas 1,5.

Autores (as): alinhado à direta, com indicação de nota de rodapé por meio de números, com espaçamento entrelinhas de 1,5. Os nomes do(a)s autore(a)s devem estar afastados do título e do texto por um espaçamento entrelinhas de 1,5.

Texto do resumo: fonte Arial 12, espaçamento entrelinhas simples, justificado, em parágrafo único, contendo de 250 a 500 palavras;

Palavras-chave: abaixo do texto principal, fonte Arial 12, separadas do texto principal por um espaçamento simples e separadas entre si por ponto final;

Notas de rodapé: fonte Arial 10. O texto deve ser justificado e dentro das margens, de forma a destacar o expoente (números). Informar a titulação acadêmica, a instituição, e o endereço de e-mail.

3.2 Das inscrições

1. a) A submissão de trabalho não garante a inscrição como ouvinte, portanto é necessário realizar as duas modalidades de inscrições;

2. b) As inscrições para ouvinte deverão ser feitas através do link: https://www.uffs.edu.br/formularios/eventos/i-seminario-de-educacao-inclusiva-politicas-educacionais-e-praticas-de-inclusao

3. c) Os trabalhos deverão ser enviados, como anexo, para o e-mail: uffs@gmail.com

3.3 Da avaliação

Os trabalhos serão recebidos pelo Comitê Editorial do I Seminário de Educação Inclusiva:  Políticas Educacionais e Práticas de Inclusão, que organizará o processo de avaliação. Resumos que não estiverem dentro das normas estabelecidas poderão ser reprovados ou devolvidos para correções.

3.4 Do Sistema de Certificação dos Trabalhos

Serão certificados todos os participantes através do Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE) da Universidade da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó.

3.6. Do Cronograma

DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
Período de Inscrições
02/07/2018 a 03/08/2018