Processo Eleitoral para a escolha dos representantes dos segmentos da Comunidade Acadêmica no CONSUNI da UFFS, mandato 2019-2021

O Estatuto da UFFS estabelece que o Conselho Universitário (CONSUNI) é o órgão máximo da Universidade, com função normativa, deliberativa e recursal, responsável pela formulação da política geral da Instituição nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar.

 
O Art. 12. do referido Estatuto apresenta a composição do CONSUNI, conforme abaixo:
"I - reitor e vice-reitor;
II - diretores de campus;
III - 02 (dois) docentes por campus;
IV - 01 (um) técnico-administrativo em educação por campus;
V - 01 (um) técnico-administrativo em educação lotado na Reitoria;
VI - 01 (um) discente por campus;
VII - 01 (um) representante da comunidade regional por estado da federação em que há campus da UFFS;
VIII - complementação da representação docente que assegure o cumprimento dos 70% (setenta por cento) da categoria previstos na legislação;
IX - os pró-reitores no exercício da presidência das Câmaras Temáticas.
§ 1º A distribuição da representação docente, por campus, prevista no inciso VIII, é proporcional ao número de docentes lotados em cada campus.
§ 2º Mediante a criação de novos campi, fica assegurada a representação mínima, por campus, das representações constantes nos incisos II, III, IV e VI, devendo a representação prevista no inciso VIII ser complementada para atender os requisitos da legislação.
§ 3º Cabe ao Conselho Universitário fixar as regras de arredondamento vinculadas à participação docente, por campus, relativa ao inciso VIII.
§ 4º Os membros do CONSUNI mencionados nos incisos III, IV, V, VI, VII e VIII têm um suplente para substituí-los em suas ausências e seus impedimentos, cujo mandato é de 02 (dois) anos, admitida uma recondução subsequente.
§ 5º O processo eleitoral para escolha dos representantes mencionados nos incisos III, IV, V, VI, VII e VIII deve ser definido em regulamento específico.
§ 6º O CONSUNI é presidido pelo reitor."

 

O regulamento institucional que apresenta as normas dos processos eleitorais para a escolha dos representantes dos segmentos da comunidade acadêmica no CONSUNI da UFFS é a Resolução nº 16/2012-CONSUNI.

Ela diz que a escolha dos representantes dos servidores docentes, dos servidores técnico-administrativos em educação e dos discentes para o CONSUNI da UFFS será realizada mediante eleição através de voto secreto. Ainda, que a organização do processo eleitoral contará com uma Comissão Eleitoral Local (CEL) que, de forma complementar aos trabalhos da Comissão Eleitoral Geral (CEG), conduzirá os processos em seu respectivo campus.

Nesse sentido, foi publicada a Portaria nº 494/GR/UFFS/2019, na qual o Reitor da UFFS, ad referendum do CONSUNI, designou a Comissão Eleitoral Geral que será responsável pela organização do processo eleitoral para a escolha dos representantes dos segmentos da comunidade acadêmica no CONSUNI, para o mandato correspondente ao período de 1º de setembro de 2019 a 31 de agosto de 2021. Posteriormente, a Portaria foi homologada pela Resolução nº 12/CONSUNI/UFFS/2019.

A CEG é presidida pela servidora docente Gabriela Golçalves de Oliveira, e o contato com a Comissão deve-se ser estabelecido por meio do endereço eletrônico consuni.ceg@uffs.edu.br.

 

EDITAIS DA COMISSÃO ELEITORAL GERAL (CEG): 

1. Edital nº 1/CEG/CONSUNI/UFFS/2019 - Processo Eleitoral para a escolha dos representantes dos segmentos da comunidade acadêmica no Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul, mandato 2019-2021 - Alterado.

2. Edital nº 2/CEG/CONSUNI/UFFS/2019 - Alteração do Edital nº 1/CEG/CONSUNI/UFFS/2019.

3. Edital nº 3/CEG/CONSUNI/UFFS/2019 - Divulgação das chapas inscritas para as representações dos segmentos da comunidade acadêmica no Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul, mandato 2019-2021.

4. Edital nº 4/CEG/CONSUNI/UFFS/2019 - Divulgação provisória das listas de eleitores para a eleição das representações dos segmentos da comunidade acadêmica no Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul, mandato 2019-2021.

5. Edital nº 5/CEG/CONSUNI/UFFS/2019 - Homologação provisória das chapas inscritas para as representações dos segmentos da comunidade acadêmica no CONSUNI da Universidade Federal da Fronteira Sul, mandato 2019-2021.

6. Edital nº 6/CEG/UFFS/2019 - Homologação final das chapas inscritas para as representações dos segmentos da comunidade acadêmica no CONSUNI da Universidade Federal da Fronteira Sul, mandato 2019-2021.

7. Edital nº 7/CEG/CONSUNI/UFFS/2019 - Homologação final das listas de eleitores para a eleição das representações dos segmentos da comunidade acadêmica no Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul, mandato 2019-2021.

8. Edital nº 8/CEG/CONSUNI/UFFS/2019 - Divulgação dos locais e horários de votação da eleição das representações dos segmentos da comunidade acadêmica no Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul, mandato 2019-2021.

9. Edital nº 9/CEG/CONSUNI/UFFS/2019 - Resultado provisório da votação da eleição das representações dos segmentos da comunidade acadêmica no Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul, mandato 2019-2021 - Retificado.

10. Edital nº 10/CEG/UFFS/CONSUNI/2019 - Retificação do Edital nº 9/CEG/CONSUNI/UFFS/2019.

11. Edital nº 11/CEG/CONSUNI/UFFS/2019 - Resultado final da votação da eleição das representações dos segmentos da comunidade acadêmica no Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul, mandato 2019-2021.

 

Considerando o inciso VIII, §§1º e 3º do art. 12 do Estatuto da UFFS e o item 1.2.2 do Edital nº 1/CEG/UFFS/2019, o CONSUNI publicou a Resolução nº 14/CONSUNI/UFFS/2019, que estabelece a quantificação total da representação do segmento docente no Conselho para o mandato 2019-2021:

 

  

INFORMAÇÕES RELACIONADAS ÀS COMISSÕES ELEITORAIS LOCAIS (CELs):
 
Campus Cerro Largo
 
Docentes: Titular: Reneo Pedro Prediger (PRESIDENTE)
TAEs: Titular: Luis Carlos Rossato (SECRETÁRIO). Suplente: André Luis Bonfada.
Discentes: Titular: Rafaela Roberta Morelato. Suplente: Victor Antenor Soares Barbosa.
 
E-mails: debora.betemps@uffs.edu.br, reneo@uffs.edu.br, luis.rossato@uffs.edu.br, andre.bonfada@uffs.edu.br, rafaelarobertamorellato@hotmail.com, victorantenorcec@gmail.com
 
Campus Chapecó
 
Docentes: Titulares: Gabriela Gonçalves de Oliveira e Vander Monteiro da Conceição. Suplente: João Guilherme Dal Belo Leite.
TAEs: Titulares: Ana Claudia Lara e Eduardo Colle (PRESIDENTE). Suplente: Marcelo Guerreiro Crizel (SECRETÁRIO).
Discentes: Titulares: Emílio Juane Bruski e Michel Artur Schmoeller. Suplente: Augusto Cintra.
 
E-mails: gabriela.oliveira@uffs.edu.br, vander.conceicao@uffs.edu.br, joao.leite@uffs.edu.br, ana.claudia@uffs.edu.br, daiane.lemespereira@uffs.edu.br, marcelo.crizel@uffs.edu.br, juane.bruski@gmail.com, michelmyart@gmail.com
 
Campus Erechim
 
Docentes: Titular: Debora Regina Schneider Locatelli (PRESIDENTE). Suplente:
TAEs: Titular: Salete Teresinha Tartari (SECRETÁRIA). Suplente: Daniel Bazzotti
Discentes: Titular: Pamela Marmentini Corrêa. Suplente: William da Luz
 
E-mails: debora.locatelli@uffs.edu.br, saletetartari@uffs.edu.br, danielbazzotti@uffs.edu.br, pamelamarmentinicorrea@gmail.com, william@disroot.org
 
Campus Laranjeiras do Sul
 
Docentes: Titular: Jorge Erick Garcia Parra (PRESIDENTE). Suplente: Ricardo Key Yamazaki.
TAEs: Titular: Luiz Augusto Estacheski (SECRETÁRIO). Suplente: Marcio Rodrigo de Oliveira.
Discentes: Titular: Nathalia Heloiza Wiesenhutter Leal. Suplente: Larissa Ortega de Oliveira.
 
E-mails: jorge.parra@uffs.edu.br, rkyamazaki@gmail.com, luiz.estacheski@uffs.edu.br, marcio.oliveira@uffs.edu.br, nana_w_leal@hotmail.com, larissaortega1996@gmail.com
 
Campus Passo Fundo
 
Docentes: Titular: Marcelo Soares Fernandes (PRESIDENTE). Suplente: Leandro Tuzzin.
TAEs: Titular: Fabiano Gnoato (SECRETÁRIO). Suplente: Laura Spaniol Martinelli.
Discentes: Titular: Gabriel Rodiguero. Suplente: Raquel Buffon (SECRETÁRIA).
 
E-mails: marcelo.fernandes@uffs.edu.br, leandro.tuzzin@uffs.edu.br, fabiano.gnoato@uffs.edu.br, laura.martinelli@uffs.edu.br, g.rodiguero@gmail.com, raquelbuffon@hotmail.com
 
Campus Realeza
 
Docentes: Titular: Julio Murilo Trevas dos Santos (PRESIDENTE). Suplente: Amélia Dreyer Machado.
TAEs: Titular: Suellen Karoliny Sergel de Oliveira (SECRETÁRIA). Suplente: Caroline Restan Miranda Ferreira.
Discentes: Titular: Eline Souza Barbosa. Suplente: Marina Penso Botini
 
E-mails: jtrevas@uffs.edu.br, amelia.machado@uffs.edu.br, suellen.sergel@uffs.edu.br, caroline.restan@uffs.edu.br, eline_sbf@hotmail.com, mpb_marina@hotmail.com