Consulta prévia e informal à comunidade universitária relacionada à substituição dos cargos de Reitor, Vice-Reitor e diretores de campus da UFFS

 
Prezada Comunidade Regional e Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul!
 
 

As universidades são espaços de manifestação das diferenças e das mais diversas expectativas. Essas manifestações ocorrem nos mais variados espaços de abrangência das instituições universitárias, extrapolando, inclusive, as salas de aula, estando presentes nas relações cotidianas entre técnicos-administrativos, docentes, comunidade regional e discentes.

Com essa premissa, a Comissão Geral de Consulta Prévia e Informal à Comunidade Universitária apresenta à comunidade regional e acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul o EDITAL Nº 1/CGCP/UFFS/2023. O presente edital tem como principal objetivo a missão de fomentar a discussão de propostas e garantir espaço para reflexões que possam contribuir na construção de apontamentos e de caminhos possíveis para trilharmos, com vistas ao fortalecimento da democracia interna e externa.

O processo de Consulta Prévia é um momento ímpar para o fortalecimento da democracia e, ao mesmo tempo, para reafirmar os princípios Republicanos, uma vez que amplia os espaços de debate acerca da política institucional e da gestão universitária como um todo.

A Comissão Geral, em conjunto com as Comissões Locais, têm como meta garantir que o processo de Consulta Prévia seja um espaço efetivamente democrático, no qual os candidatos tenham igualdade de condições para a exposição das suas propostas. O EDITAL Nº 1/CGCP/UFFS/2023, leva em consideração a realidade jurídica institucional e está alinhado com os princípios democráticos que regem o Estado brasileiro, garantindo espaços para discussão das propostas, reafirmando os compromissos com a manutenção e a preservação da democracia, e do fortalecimento da autonomia universitária.

Convidamos a Comunidade Regional e Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul para participar deste importante momento na vida institucional, visando a discussão das propostas com os pares e candidatos. Somente assim é possível encontrar subsídios para definir o melhor caminho para garantir que a Universidade Federal da Fronteira Sul mantenha sua essência como instituição pública e popular, promotora de ensino superior de qualidade.

Diante disso, apresentamos à comunidade, o desafio de aproveitar este momento como espaço democrático, para que se possa avaliar as propostas apresentadas pelos diversos candidatos que confirmarem interesse de tornar esse exercício possível. Portanto, contamos com a participação de todas e todos.

 

Comissão Geral de Consulta Prévia e Informal à Comunidade Universitária
Chapecó, 20 de março de 2023