Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é tema de projeto desenvolvido pelo Campus Realeza

Publicado em: 13 de maio de 2014 10h05min / Atualizado em: 16 de março de 2017 07h03min

om o objetivo de preparar alunos do ensino fundamental de Realeza para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Universidade Federal da Fonteira Sul (UFFS) – Campus Realeza desenvolve um projeto de extensão que envolve acadêmicos e professores dos cursos de licenciatura de Física e Ciências Biológicas. O projeto que chega a sua terceira edição neste ano promove oficinas de astronomia, astronáutica e energia sugeridas pela OBA, além de revisões com aplicações de simulados.

O Projeto de Extensão “Curso Preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia - Ensino Fundamental” atende ao Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo, com a participação de 10 alunos do nono ano do ensino fundamental.

Coordenado pelo professor Eduardo Almeida, o projeto fomenta uma parceria importante entre a universidade e a escola. “Os acadêmicos que participam dessa preparação dos alunos da escola pública estão aprimorando os seus conhecimentos, tanto na parte específica das disciplinas quanto na prática à docência, importante para a sua formação como licenciando. Por outro lado, a universidade colabora e interage com a escola, fornecendo-lhes apoio didático e influenciando na melhoria do ensino básico”, argumenta Almeida.

O resultado já é notado no Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo, conforme explica a professora, que também participa do projeto Marlene Stanger Della Giustina. Segundo ela, na edição de 2013 da Olimpíada, o aluno Júlio Pinheiros So, que estava no sexto ano, levou a medalha de bronze. Além disso, o colégio também recebeu diversos materiais didáticos. “Esse projeto é um incentivo para os alunos. Eles demonstram muito interesse por astronomia e alguns dizem que querem ser astronautas”, comenta.

Também são desenvolvidas oficinas práticas, como a observação do céu noturno, com o auxílio de telescópios. Nessa atividade os participantes podem observar as constelações, a Lua e os planetas, como Marte, Júpiter e Saturno. Entre outras práticas estão também a fabricação e o lançamento de foguetes com garrafas PET, a simulação de eclipse lunar, o movimento aparente dos astros e a fabricação de relógio solar.

O projeto conta ainda com a colaboração da professora da UFFS – Campus Realeza, Viviane Scheibel de Almeida, e das bolsistas Flavia Luane Rommel (Física) e Maiara Vissoto (Ciências Biológicas).

Sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e envolve alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.