Espaços no Bloco A recebem climatização e envelopamento do prédio deve ser concluído no final de maio
Também foi contratado o serviço de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de ar-condicionado

Publicado em: 11 de maio de 2018 09h05min / Atualizado em: 12 de maio de 2018 10h05min

O Auditório do Bloco A do Campus Realeza recebeu climatização, foram instalados cinco aparelhos de ar-condicionado. Assim como esse espaço, outros também receberam a melhoria. Entretanto, as salas de aula não foram contempladas, já que o projeto elétrico não suportaria a demanda.

Foram climatizados também a Biblioteca, o Setor de Assuntos Estudantis, os Laboratórios de Informática (salas 408 e 409), o Laboratório de Línguas (sala 407), a Secretaria Acadêmica, a Sala de Reuniões (308) e a sala 306, onde funcionam as Assessorias de Infraestrutura, de Gestão, Administração e Serviços, de Logística e Suprimentos e de Áreas Experimentais.

O diretor do Campus, professor Antônio Marcos Myskiw, comentou que não foi possível a instalação de climatização em todo o Bloco A, já que a estrutura elétrica não está adequada para este fim. "Além de fazer a adequação de todo o projeto elétrico do local, não há recurso financeiro para uma obra como esta, o que exigiria novas instalações elétricas, compra de transformadores, entre outros. Sendo assim, instalamos os equipamentos nas áreas administrativas e de uso comum, como o Auditório, algo que não causaria sobrecarga ao sistema. Por outro lado, estamos estudando a possibilidade de instalarmos ventiladores nas salas de aula, como medida paliativa", explicou.

Biblioteca também recebeu climatização (Ariel Tavares/UFFS)

Os aparelhos de ar-condicionado já pertenciam ao Campus Realeza, mas estavam sendo utilizados na Unidade Seminário, em Chapecó, desde 2012, momento em que ocorreu a mudança do Campus Realeza para sede definitiva. No final de 2017, parte das instalações foram adequadas e os equipamentos voltaram para Realeza. O serviço foi executado pela empresa Center Frio, de Medianeira. O investimento foi de R$ 10.199,40.

Serviço de Manutenção

Para realizar o serviço de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de ar-condicionado também foi contrata a empresa Brasmenon, de Francisco Beltrão. Será realizada a limpeza e a higienização de mais de 130 aparelhos instalados no Bloco A, Laboratórios, Bloco dos Professores e Hospital Veterinário Universitário. O serviço também inclui a recarga de gás dos equipamentos, a reposição de peças danificadas e demais consertos. O contrato com a empresa é válido para os próximos cinco anos.

Os servidores podem solicitar o serviço via Sistema Solar, no link Solicitação de Manutenção Predial e Equipamento. Porém, a prioridade, por enquanto, é atender os ambientes letivos. Com a finalização da demanda, todos os aparelhos passarão por manutenção preventiva.

Envelopamento do Bloco A

Até o final do mês de maio deve ser concluído o envelopamento do Bloco A do Campus Realeza. A obra consiste na fixação de esquadrias e chapas metálicas para solucionar problemas de infiltração na parte frontal e posterior do prédio. Assim como em Realeza, também passam por envelopamento os blocos dos campi Erechim, Cerro Largo e Chapecó.

De acordo com análise da Secretaria Especial de Obras, que consta no edital de licitação, "os problemas foram ocasionados por fissuras no reboco das alvenarias nas fachadas dos prédios, decorrentes da movimentação térmica das estruturas pré-moldadas de concreto, por diferenças nas propriedades de dilatação térmica entre os materiais empregados".

Também serão realizadas melhorias nos telhados das edificações. O objetivo é cobrir as áreas que possuem impermeabilização com manta asfáltica, "possivelmente rompidas em função da movimentação estrutural do prédio", explica a análise da Secretaria Especial de Obras.

As obras são executadas pela empresa MRC Estruturas Metálicas LTDA, de Chapecó. O valor investido no envelopamento do Campus Realeza é de R$271.730,87.

 

Galeria de Imagens: