Em Realeza, Noite Cultural contou com diversas apresentações e manifestações

Publicado em: 24 de março de 2014 11h03min / Atualizado em: 21 de março de 2017 15h03min

Na noite do último sábado (22), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, em parceria com a Prefeitura Municipal de Realeza, promoveu uma “Noite Cultural”. O objetivo foi promover a integração dos novos estudantes da universidade com os demais membros da comunidade acadêmica e externa. Foram realizadas apresentações musicais, teatrais e outras manifestações culturais ligadas a projetos da UFFS.

Confira as fotos do evento:

Orquestra da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul

A Orquestra da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul surgiu a partir do projeto “Educação Musical”, coordenado pelo professor Martinho Machado Junior. O espetáculo contou com canções de artistas populares como Luiz Gonzaga e Titãs, bem como de composições eruditas, a exemplo da 5ª dança Húngara do compositor alemão Johannes Brahms. A regência foi feita pelo maestro João Matias.

O projeto realizou no ano de 2013 um conjunto de ações, dentre as quais capacitação em teoria musical, de aulas teóricas e práticas de acordeom, contrabaixo, flauta doce, violão e violino para a comunidade da região do Cantuquiriguaçu. As aulas oferecidas à comunidade externa e interna da UFFS teve a participação de 151 alunos.

Peça teatral: Casos Universitários

A peça Casos Universitários foi desenvolvida pelo Grupo de Teatro La broma, em conjunto com o Projeto Cultural Joaninha ou o que é. O espetáculo é uma construção coletiva oriunda de jogos de expressão corporal, vocal e de improvisação. A performance faz uma imersão no esteriótipo do mundo universitário no ponto de vista de estudantes de graduação da UFFS e brinca com diferentes possibilidades de concepção de uma universidade.

O projeto propõe a elaboração e produção de performances cênicas partindo de leitura e estudo de textos literários, teóricos e de situações cotidianas. O grupo é composto por professores e alunos da UFFS de diferentes cursos e ainda alunos do ensino médio da região.

Manifestações Cultural: Capoeira, Maculelê e Samba de Roda

A última apresentação foi conduzida pelos integrantes do Projeto Viva Capoeira, do Campus Realeza, em conjunto com o Grupo de Capoeira Arte e Manha, da cidade de Dois Vizinhos. Os grupos trouxeram as manifestações culturais da roda de capoeira – considerada Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira – do maculelê – simulação de uma luta africana com bastões, acompanhada de música – e do samba de roda. Do projeto institucional participaram quatro bolsistas, do Grupo Arte Manha vieram 19 membros.