Clínica-Escola de Nutrição recebe 28 pacientes em três dias de funcionamento

Publicado em: 20 de março de 2014 12h03min / Atualizado em: 21 de março de 2017 16h03min

Nesta semana, iniciaram os atendimentos na Clínica Escola de Nutrição, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Em apenas três dias de funcionamento, 28 pessoas foram atendidas. O local integra as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, habilitando os futuros nutricionistas para a atuação participativa e colaborativa junto à comunidade, além de ofertar atendimento qualificado e gratuito à população do município de Realeza e da região.

Entre os pacientes, está a gestante Letícia Demarki. A preocupação com a alimentação no período gestacional fez com ela buscasse atendimento especializado. “Temos que aproveitar essa oportunidade e também dar oportunidade aos estudantes para fazerem a prática. A consulta foi muito bacana e as acadêmicas atenderam bem, foi muito profissional. Volto na próxima terça-feira [25] para buscar o cardápio”, destaca.

As consultas são realizadas pelos acadêmicos do curso de Nutrição, sempre acompanhados pela nutricionista responsável técnica, pela Coordenação e Vice-Coordenação da Clínica. A consulta nutricional é individualizada ou dirigida a grupos específicos, abrangendo todos os ciclos de vida (gestantes, lactentes, escolares, adolescentes, adultos e idosos). Os participantes recebem orientações para a prática de alimentação saudável, assim como recomendações alimentares em relação a doenças específicas, por exemplo, o diabetes.

Quem também aproveitou os serviços da Clínica Escola de Nutrição foi a moradora do bairro Marchese, em Realeza, Carmem Dayane Basso, que levou o filho Murilo, de seis meses. “O atendimento foi bem tranquilo e as estudantes são muito atenciosas”, disse. Para Edenilso da Silva, que também fez a análise inicial, o padrão da consulta não difere  de outras que ele já fez. “O atendimento é o mesmo de outros lugares. Fui bem atendido e semana que vem pego o cardápio”, comenta.

Além de beneficiar a população, a Clínica também é um local de aprendizado aos acadêmicos do curso de Nutrição da UFFS – Campus Realeza. A estudante Angela Carine Guarda, da nona fase, fala sobre essa experiência prática. “No início fiquei muito ansiosa e nervosa, mas logo me tranquilizei. Estou gostando muito de trabalhar aqui, porque Nutrição Clínica é o que mais gosto de fazer”, explica.

A Clínica Escola de Nutrição conta com serviços nas áreas de avaliação e diagnóstico nutricional, educação nutricional, reeducação alimentar e acompanhamento ambulatorial de indivíduos e grupos específicos da população. “Os acadêmicos vivenciam os ensinamentos teóricos na prática. Eles visualizam o paciente, treinam sua escuta em relação às necessidades dele, sempre de maneira a atender as características dessa pessoa, observando sua condição socioeconômica e seu tempo disponível para o preparo da alimentação. Todos os atendimentos são individuais, assim como a prescrição do plano alimentar, o qual é elaborado de acordo com a altura, o peso, a idade, o sexo do paciente”, explica a coordenadora da Clínica, professora Márcia Fernandes Nishiyama.

Agendamento

O atendimento na Clínica Escola de Nutrição é aberto a todos, com preferência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficiários do Bolsa Família. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. O agendamento das consultas pode ser realizado pelo telefone 3543-2355, durante o horário de atendimento, ou pessoalmente.

Espaço

A Clínica Escola de Nutrição está localizada na Avenida Bruno Zuttion, número 4001, no centro de Realeza. O local conta com três consultórios de atendimento individual, uma sala de avaliação nutricional, duas salas de aula para palestras e reuniões em grupo, sala de estagiários, sala da coordenação e recepção.