Cenário político e avaliação da educação tutorial são temas de abertura do V SINPET

Publicado em: 27 de outubro de 2017 17h10min / Atualizado em: 30 de outubro de 2017 06h10min

Como parte da programação da Semana do Diversa, nesta sexta-feira (10), foi iniciado o V Seminário Interno dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (SINPET) da UFFS. O evento, que este ano acontece no Campus Realeza, busca fazer um diálogo com estudantes-bolsistas, professores-tutores, colaboradores e membros do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) frente ao atual cenário político, além de avaliar as atividades da educação tutorial e promover a interação entre os grupos PET.

O evento iniciou com as apresentações dos cinco Programas de Educação Tutorial (PETs) da UFFS que estão em atividade nos campi Realeza, Laranjeiras do Sul, Chapecó, Erechim e Cerro Largo. Também foi momento de avaliação, já que o SINPET é um evento de caráter científico, pedagógico e administrativo da comunidade petiana.

Sobre a situação dos PETs, o mediador do debate, professor Thiago Ingrassia Pereira, que é tutor do PET Práxis – Conexões de Saberes – Licenciaturas do Campus Erechim, tentou problematizar o papel do programa na Universidade brasileira, assim como o desenvolvimento da educação tutorial dentro da UFFS. "O PET acompanha os fatos positivos e negativos da própria construção da UFFS, e chegamos nesse V SINPET fazendo uma avaliação que o programa possui um papel importante, mas precisa avançar", comentou.

Dentro da avaliação sobre a conjuntura nacional da educação tutorial, também foi destaque a pauta local de reconhecimento e valorização no âmbito institucional. "Sabemos que hoje há uma discussão nacional, na qual o PET sofre reflexos, assim como outros grupos, reconhecendo isso, não deixamos de afirmar a importância da própria UFFS reconhecer os programas como importantes. Mesmo considerando as dificuldades nacionais, trouxemos uma pauta local para que a nossa universidade pudesse comprometer-se com a valorização do programa. Tivemos um aceno positivo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), e é isso que esperamos e iremos reivindicar", destacou Pereira.

Presente no evento, o pró-reitor de Graduação, professor João Alfredo Braida, ressaltou que o momento da política nacional é preocupante em termos de orçamento, mas também de políticas voltadas à Educação, as quais trazem impactos para os programas, como o PET e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). "Do ponto de vista institucional, desde 2015 já incluímos o PET, assim como o PIBID, as monitorias e outros programas de bolsas no orçamento da Universidade no sentido de garantir recursos para parte das atividades. Foi solicitado ainda aos participantes do Seminário para que formulassem uma proposta de orçamento para 2018, assim poderemos tratar dessa matéria no âmbito do planejamento orçamentário da própria Universidade", explicou.

O V SINPET também promoveu duas palestras: "A Saúde Única e a atuação dos Programas de Educação Tutorial", com o professor Iucif Abrão Nascif  Junior, e  "O PET e suas interações com programas de Ensino e Pós-Graduação", com o professor Roque Ismael da Costa Güllich.

O encerramento das atividades será realizado neste sábado (28), quando acontecem os minicursos "Construção de hortas urbanas: orgânicas e sustentáveis", "Conhecendo PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar: qualidade do leite", "Lanches rápidos para acadêmicos" e "Acroyoga".