Campus Realeza: Curso de língua espanhola é ofertado a participantes do Propeif

Publicado em: 14 de abril de 2014 08h04min / Atualizado em: 16 de março de 2017 08h03min

Neste mês de abril iniciaram as atividades do Curso de formação do Programa Escola Intercultural de Fronteira – Construção Criativa Coletiva (Propeif), desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Como primeira ação, foi ofertado um curso de aperfeiçoamento em língua espanhola, na Escola Municipal Pedro dos Santos, no município de Santo Antônio do Sudoeste (PR). O curso está diretamente vinculado ao Programa Escola Intercultural de Fronteira (PEIF), do Ministério da Educação.

Com a entrada da Escola Municipal Pedro dos Santos e a Escuela de Jornada Completa de Frontera Nº 612, de San Antonio, Misiones, Argentina, no Programa, o curso teve como objetivo trabalhar temas culturais do “espaço fronteiriço”, além de abordar aspectos da língua espanhola, o que contribui para fomentar a proposta intercultural, visando ao aprofundamento dos currículos. A coordenação dos trabalhos é dos professores Ana Carolina Teixeira Pinto e Elsio José Corá.

Sobre o curso, a professora Quesia Teixeira, da escola brasileira, comenta que apesar de atuar em uma região de fronteira, pouco se conhece sobre a cultura, a história e a própria língua do país vizinho: a Argentina. “Diante disso, a realização de um curso de língua espanhola voltado para a história e a cultura do povo vizinho se faz necessária, pois visa ao conhecimento e à própria interculturalidade entre os países envolvidos”, defendeu.

A proposta atende aos objetivos presentes no curso de formação e tem como objetivo geral potencializar o trabalho didático-pedagógico proposto pelo Programa Escolas Interculturais de Fronteira desenvolvido nas cidades de Santo Antônio do Sudoeste (PR), Dionísio Cerqueira (SC), San Antonio (ARG) e Bernardo de Irigoyen (ARG). Intercaladas às aulas de língua espanhola, também serão dadas orientações a respeito da prática pela Pedagogia por Projetos desenvolvida pelos professores formadores da Universidade.

O Propeif é um projeto aprovado pela Ação 20RJ/UFFS/2014, que atende programas e projetos relativos à formação continuada de professores, profissionais e gestores para Educação Básica. A iniciativa da Ação 20RJ é a “consolidação da política nacional de formação, promovendo a formação inicial e continuada de profissionais da educação básica com apoio técnico, financeiro e pedagógico, nas modalidades presencial e à distância”.