Sobre o NELI

logo da Home Host

O Núcleo de Ensino de Línguas (NELI) (inicialmente chamado de “Núcleo de Ensino de Língua Inglesa”) foi criado em 2018 por meio do Regulamento da Proficiência em Língua Estrangeira do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina do Campus Passo Fundo. Junto aos Centros de Línguas (CELUFFS) dos demais Campi da UFFS, o NELI integra o Programa de Línguas da UFFS (PROLIN), e tem por finalidade ser um espaço de oferta de atividades de ensino e extensão de línguas estrangeiras/adicionais à comunidade acadêmica e externa.

No âmbito dos cursos de graduação, o NELI propõe, em diálogo com as Coordenações de Curso, nivelamento de estudantes e programas para o desenvolvimento da proficiência linguística em língua inglesa, voltada a fins acadêmicos e profissionais.

A prova de nivelamento em língua inglesa, que testa as 4 habilidades linguísticas (leitura, compreensão oral, produção escrita e produção oral), associadas a conhecimentos lexicais e gramaticais em inglês utilizados na área da saúde, é compulsória a todos os estudantes ingressantes nos cursos de graduação do Campus Passo Fundo. A pontuação obtida na prova define se os estudantes já possuem a proficiência mínima exigida (nível B1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas) ou se precisam cursar os componentes curriculares de Inglês necessários ao desenvolvimento da proficiência.

Além dos programas regulares de desenvolvimento da proficiência linguística atrelados à matriz curricular dos Cursos de Graduação, o Núcleo oferece, semestralmente, diversos cursos e projetos de extensão, que contam com a colaboração de estudantes bolsistas e voluntários.

O NELI também integra o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), vinculado à Rede ANDIFES.