Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária acontece no Campus Laranjeiras do Sul
O evento reúne acadêmicos, professores, pesquisadores, gestores e comunidade em geral envolvida com temas de Educação do Campo

Publicado em: 27 de abril de 2017 00h04min / Atualizado em: 27 de abril de 2017 12h04min

Nesta quarta-feira (26), aconteceu no Auditório do Bloco A da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul a abertura da “Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária”. O evento reúne acadêmicos, professores, pesquisadores, gestores e comunidade em geral envolvida com temas de Educação do Campo.

Público participa da palestra de abertura com Guilherme Delgado

Segundo as professoras organizadoras, Ana Hammel e Luciana Henrique da Silva, o objetivo principal da jornada é “debater a reforma agrária no âmbito da universidade e com os movimentos sociais no contexto atual, como os conflitos, por exemplo. Assim, encontrar uma solução para esses conflitos por meio desta inter-relação da comunidade acadêmica com a comunidade regional. E também se faz importante ressaltar que a questão agrária é uma coisa de agora e não do passado, e que ainda provoca muitos conflitos e mortes”.

Para o economista, Guilherme Delgado, que participou do debate de abertura “O avanço do agronegócio e os impactos na Reforma Agrária e na Agricultura Familiar” a discussão sobre a reforma agrária nunca deixa de ser atual, “posse, uso e propriedade da terra são fatores de desigualdade e de desassossego, desassentamento, malversação de recursos naturais, isso configura diferentes questões agrárias que vão ao longo da história mudando, pode se mudar o caráter da questão agrária, mas isto não significa que ela desapareceu e sim que ela se metamorfoseou".

O evento segue com sua programação nesta quinta-feira (27) com as seguintes atividades:


- Cine Debate 1 – Os cem anos da Revolução Russa
Coordenadora da mesa: Luciana Henrique da Silva(UFFS)
- Cinema Debate 2: Paulo Freire
Coordenador da mesa: Marcos Gerhke (Unicentro)
Horário: das 14h às 18h

 

- A Educação na Revolução: Pedagogia Socialista (Expressão Popular)
Cecília Luedemann (USP)
Coordenador da mesa: Alex Verdério (UFFS)
Horário: das 20h às 22h