Estudantes do Campus Laranjeiras do Sul realizam experimentos com physalis
Pesquisas envolvem o cultivo e pós-colheita da “Physalis Peruviana”

Publicado em: 28 de fevereiro de 2019 12h02min / Atualizado em: 28 de fevereiro de 2019 15h02min

As estudantes do Curso de Agronomia da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul Juliana Vaz e Larissa Demétrio, sob orientação da professora Cláudia Lima e colaboração das acadêmicas Rafaela Castro e Daniele Scheffer, estão desenvolvendo pesquisas relacionadas ao cultivo e pós-colheita da “Physalis Peruviana”, uma pequena fruta de grande valor nutricional e econômico.

A acadêmica Juliana é responsável pela primeira etapa do experimento, desenvolvido através do projeto denominado “Ácido salicílico, cobertura de solo e qualidade pós colheita de physalis (Physalis peruviana)”. O objetivo de Juliana é testar diferentes concentrações de ácido salicílico no controle de pragas e doenças e diferentes coberturas de solo no controle de plantas daninhas.

“O plantio das mudas foi realizado no começo de outubro de 2018. Foram plantadas cerca de 200 plantas, em área de aproximadamente 260m². O manejo é totalmente orgânico, tanto na adubação quanto no controle de pragas. A colheita foi iniciada em janeiro. Até o momento realizamos duas coletas”, explica Juliana.

Já a acadêmica Larissa é responsável pela segunda etapa do experimento, que envolve a colheita dos frutos e análises laboratoriais com amostras. O objetivo da estudante é avaliar a qualidade e as características físico-químicas frutos da physalis.

Conforme Larissa, “ao realizar a colheita verificamos uma média de produção de 150 a 300 gramas para cada planta, por colheita. Após coletados os frutos foram levados ao laboratório de análise de alimentos, para realização de análises físicas e químicas dos frutos. Posteriormente, comparamos alguns resultados com os dados das normas colombianas de frutos e, verificamos que, de acordo com os índices estabelecidos, o diâmetro médio do fruto, teor de sólidos solúveis, acidez titulável estão em concordância com as normas, demonstrando que os frutos estão dentro dos padrões internacionais”.

Larissa enfatiza que “é muito gratificante fazer parte de pesquisas e projetos científicos, ainda mais na parte de fruticultura e pequenos frutos, pois estamos testando o cultivo de uma planta que não é comum em nossa região, tento em vista que a maioria dos frutos que encontramos nos supermercados são importados da Colômbia”.

Além das etapas previstas no projeto a acadêmica Larissa comenta que, por curiosidade, resolveu testar o uso dos frutos na culinária. “Queria saber como seria a utilização da physalis em receitas que estamos costumados a preparar aqui em nossa região. Adaptei um bolo de laranja, substituindo a fruta originalmente usada no preparo por physalis e também fiz mousse utilizando a physalis. O sabor do fruto foi realçado nas receitas e as pessoas que provaram gostaram muito do sabor. Além disso, várias pessoas que viram as fotos dos bolos e doces ficaram muito curiosos para provar os alimentos”.

A professora Cláudia Lima explica que em nossa região a planta se adapta bem ao clima. A docente relata que a produção está dentro do esperado, “realizamos duas colheitas e cada planta produziu cerca de 150 a 300 gramas de frutos. Ao longo de um ciclo de cultivo, que dura aproximadamente 6 a 8 meses, a planta produz entre 2 e 4kg, como teremos pela frente no mínimo 8 colheitas esperamos, em breve, alcançar essa produtividade”. Sobre o valor de venda, Cláudia comenta que “em nossa região o preço é, em média, R$8 cada 100gr, então a produção pode se tornar uma excelente alternativa de renda para os agricultores”.

Sobre o manejo das plantas a professora comenta que os cuidados são parecidos com o cultivo do tomate e envolvem a poda, tutoramento, controle de daninhas.

Projetos envolvidos
– Projeto de implantação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia e Produção Orgânica da Região da Cantuquiriguaçu (Chamada MCTIC/MAPA/MEC/SEAD – Casa Civil/CNPq Nº 21/2016);
– Edital Nº 681/GR/UFFS/2017 – Fomento à Pesquisa para Experimentos Produtivos em Agroecologia;
– Edital Nº 1000/GR/UFFS/2017.

Galeria de Imagens: