Curso de Pedagogia da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul recebe conceito máximo em avaliação do MEC
Nota 5 é comemorada pela comunidade acadêmica.

Publicado em: 30 de setembro de 2022 13h09min / Atualizado em: 30 de setembro de 2022 14h09min

O curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul recebeu o conceito máximo, 5, na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de setembro e foi realizada por comissão designada pelo MEC, que analisou a organização didático-pedagógica, corpo docente do curso e a infraestrutura da Instituição.

Essa foi a primeira avaliação do curso realizada pelo MEC. Os itens observados pela comissão são muito abrangentes: inicia-se com a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), posteriormente é analisada a estrutura física da Universidade, o quadro docente (formação e produção acadêmica), as atividades desenvolvidas em ensino, pesquisa e extensão e demais atividades que contribuem para a formação discente, visando comprovar a realização prática do que consta no PPC.

Conforme nota emitida pelo Colegiado do Curso de Pedagogia, a nota máxima é resultado da consciência e do compromisso coletivo de professores, estudantes, gestão e equipe técnica que atua no curso. “Tornamos público nosso reconhecimento da seriedade do trabalho realizado pela comissão de avaliação. Graças a esse trabalho, puderam captar a essência do curso, permitindo ao coletivo demonstrar, para além dos papéis, o compromisso com a formação humana”.

A nota diz ainda que “o coletivo do curso sempre trabalhou e continuará trabalhando com afinco, seriedade e amor aos estudantes, mas principalmente com o compromisso de transmitir o conhecimento científico, filosófico e artístico/cultural acumulado pela humanidade. Temos clareza de que este conhecimento proporcionará aos que passam pelo curso uma formação humana completa, com compromisso técnico, político, ético, afetivo, estético e ideológico. Somente este tipo de ser humano pode dar sua contribuição para uma educação, uma sociedade e um mundo com justiça, paz e alegria para todos. Somente por isso é que nos orgulhamos de ser nota máxima”.

“Dedicamos esta vitória a todos os estudantes que se deslocam de todo o Brasil para estudar no curso de Pedagogia da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, bem como aos que vivem na região do Território Cantuquiriguaçu, formados, na sua grande maioria, por trabalhadores e filhos de trabalhadores”.

Histórico do curso
A proposta de criação do curso de Pedagogia na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul teve início em 2016 com a formação de um grupo de trabalho que realizou diversos estudos sobre a viabilidade.

Em 2017, o Conselho Universitário da UFFS (CONSUNI) aprovou a oferta do curso e, em 2018, ocorreu o ingresso dos estudantes da primeira turma. Atualmente, o curso conta com cinco turmas e um total de 158 estudantes frequentando as aulas.