Biblioteca e Setor de Acessibilidade recebem materiais adaptados
Foram recebidos materiais didáticos grafotáteis em braille e audiolivros

Publicado em: 03 de maio de 2018 17h05min / Atualizado em: 04 de maio de 2018 16h05min

A Assessoria de Bibliotecas e o Setor de Acessibilidade da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul receberam, no último mês, materiais adaptados do Instituto Benjamin Constant. O recebimento dos materiais foi viabilizado por projeto, proposto pela tradutora e intérprete de linguagem de sinais, Fernanda N. Demichelli, e pelo assistente em administração, Matheus O. Kühn.

Os servidores contataram o departamento técnico especializado do Instituto Benjamin Constant, que é responsável por várias ações, entre elas a produção de material adaptado para as atividades pedagógicas e da vida diária e a distribuição gratuita desses materiais para instituições de ensino da rede pública, bibliotecas públicas e instituições sem fins lucrativos que atendam pessoas com deficiência visual.

O Campus Laranjeiras do Sul recebeu materiais didáticos grafotáteis em Braille (reproduzidos em alto-relevo, em película transparente de PVC) das áreas de Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, Geografia, História, além de materiais ampliados, das áreas de Matemática e Ciências. Os materiais estão disponíveis para empréstimo e uso dos acadêmicos com deficiência visual no Setor de Acessibilidade do Campus, localizado na sala 103 do Bloco A.

Além dos materiais didáticos, a Biblioteca do Campus recebeu também audiolivros, que estão em processo de catalogação para posterior liberação de empréstimo para pessoas com deficiência visual. Confira a relação completa dos audiolivros.

A Biblioteca dispõe também de audiolivros e livros em formato Daisy da Biblioteca Digital da Fundação Dorina Nowill para Cegos (Dorinateca), organização filantrópica e sem fins lucrativos dedicada à inclusão social de pessoas com deficiência visual, e livros em Braille do Centro de Educação de Rio Bonito do Iguaçu-PR. Os materiais foram recebidos ainda em 2017, também a partir de projeto, que, nesta ocasião, foi iniciativa dos servidores Fernanda N. Demichelli, Maria Rosa M. Maximiano e Matheus O. Kühn. Os livros “Tô na história” de Maurício de Sousa, “Os Lusíadas em quadrinhos” de Fido Nesti e “O Corcunda de Notre Dame” de Victor Hugo, já estão disponíveis para empréstimo.

Para o estudante Elias Benvenhu, o recebimento do material é muito importante, pois beneficiará acadêmicos que, assim como ele, precisam de materiais adaptados. "Tenho certeza que os materiais vão contribuir para minha formação acadêmica e de outras pessoas que, futuramente, ingressem na UFFS, afirma Elias.

Instituto Benjamin Constant
O Instituto Benjamin Constant (IBC) é uma instituição ligada diretamente ao Gabinete do Ministro de Estado da Educação. O Instituto é mais do que uma escola que atende crianças e adolescentes cegos, surdocegos, com baixa visão e deficiência múltipla; é também um centro de referência nacional para questões da deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão. O IBC é comprometido também com a produção e difusão da pesquisa acadêmica no campo da Educação Especial, através da Imprensa Braille, edita e imprime livros e revistas em Braille, além de contar com um grande acervo eletrônico de publicações científicas.

Galeria de Imagens: