Perfil do Egresso

O perfil do egresso do curso de Administração da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul caracteriza-se pela qualificação para atuar na gestão de organizações, a partir de uma formação técnica, científica, empreendedora e inovadora, além de uma formação ética e multidisciplinar, que permita ao egresso desenvolver senso crítico e visão sistêmica, para compreender o seu contexto socioeconômico, ambiental e contribuir com o desenvolvimento sustentável da região.

No exercício de sua profissão, o egresso do curso de Administração deverá possuir as seguintes habilidades e competências:

A. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
B. Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
C. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura organizacional sob seu controle e gerenciamento;
D. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
E. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
F. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e das experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
G. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos;
H. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração,
pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais;
I. Realizar empreendimentos em conjunto com demais administradores e/ou empresários locais;
J. Contribuir para construção de projetos de desenvolvimento regional, internalizar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
K. Capacidade de atuar de forma interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar;
L. Promover negócios, produtos ou serviços inovadores;
M. Estabelecer redes de parcerias pessoais e institucionais;
N. Ter capacidade para exercício de funções administrativas, de chefia, direção, coordenação.