Círculos Formativos Docentes com inscrições abertas
Atividades são destinadas especialmente ao corpo docente, porém, servidores técnico-administrativos, estudantes e comunidade regional também podem participar

Publicado em: 19 de maio de 2023 08h05min / Atualizado em: 19 de maio de 2023 12h05min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim está com inscrições abertas para os Círculos Formativos Docentes: Diálogos sobre a Docência na Educação Superior. São ações formativas estruturadas em sete encontros formativos, que envolvem aspectos relacionados ao planejamento, avaliação, metodologias de ensino, inclusão, além de temas relativos à carreira docente.

As atividades são destinadas especialmente ao corpo docente da UFFS, porém, servidores técnico-administrativos, estudantes e comunidade regional também podem participar.

Serão sete encontros, com atividades síncronas híbridas (presencial ou on-line) das 17h30 às 19h, somadas a atividades assíncronas, que vão totalizar uma carga horária de 28 horas. As atividades serão sempre na última quarta-feira de cada mês, das 17h30 às 19h, na sala 101 do Bloco dos Professores, no formato híbrido (presencial e on-line).

É possível, também, participar somente dos encontros síncronos, de forma presencial ou on-line. Para isso não é necessário inscrição prévia, porém, para esse tipo de participação, não haverá emissão de certificado, somente declaração de participação.

O projeto é uma ação do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFFS – Campus Erechim. De acordo com o coordenador do NAP, professor Jerônimo Sartori, “a atividade visa ampliar a interlocução entre os docentes dos diferentes cursos da UFFS, projetando ações com vistas à melhoria dos processos formativos embasados nos princípios da investigação e da ação-reflexão-ação. Prospecta-se fortalecer uma formação que enfrente os processos tradicionais, pontuais e fragmentados, na direção de processos formativos com vistas ao desenvolvimento profissional docente”.

Para ter direito à certificação, os interessados em participar da atividade devem se inscrever no link http://gg.gg/1441vw até o dia 26 de maio, para que seja encaminhado o material referente às atividades assíncronas.

31/05
Planejamento de ensino e aprendizagem na educação superior, com Jerônimo Sartori

28/06
Metodologia de ensino: questões didáticas no ensino superior (pedagogia universitária), com Maria Silvia Cristofoli