Atividade do curso de Geografia do Campus Erechim aborda Movimentos Sociais

Publicado em: 30 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 10h01min

"Geografia e Movimentos Sociais” será o tema da Aula Inaugural do curso de Geografia da UFFS – Campus Erechim, a ser realizada na próxima quinta-feira (3). A atividade acontecerá no Ateliê do Campus, localizado em frente ao monumento de Fátima, a partir das 19h10. Podem participar estudantes de Geografia e áreas afins. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Segundo o coordenador do evento, professor Márcio Freitas Eduardo, as possibilidades de engajamento da ciência geográfica com questões enfrentadas pelos sujeitos do campo, mobilizados em movimentos sociais, é uma temática que merece atenção e debate por parte de estudantes e professores da Geografia e de áreas afins. “Questões sobre como a Geografia pode contribuir, no âmbito do tripé ensino-pesquisa-extensão, ampliando o debate e agregando elementos ao movimento organizado desses coletivos permitem avançar na reflexão, debate e análise crítica dessa realidade”, explica.

O convidado para falar sobre o assunto é o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Roberto Raposo Alentejano. Ele trabalha, principalmente, com os temas referentes à reforma agrária, assentamentos rurais, conflitos no campo, educação do campo e ensino de Geografia Agrária.