Perfil do Curso


Geografia – Licenciatura

Sigla: CCLGER

Sobre o Curso:

O Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem como propósito a formação de profissionais da área de Geografia voltados ao desempenho das tarefas ligadas ao universo da educação, relativas à programação, implementação, pesquisa científica e avaliação do processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental e ensino médio. O curso justifica-se, por um lado, pela alta demanda de professores de Geografia – com formação específica e de qualidade – nas regiões de abrangência da Universidade. Por outro lado, a importância do curso reside na sua proposta formativa, subsidiando reflexões e ações de cunho teórico e prático, relativas à problemática socioambiental e ao contexto cultural, econômico, político, científico e acadêmico em que está inserido. O currículo abrange uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais. Tal currículo é composto por disciplinas de caráter obrigatório e por um conjunto de disciplinas de caráter eletivo, que deve ser cumprido integralmente pelo estudante a fim de que ele possa qualificar-se para a obtenção do diploma. Além disso, o currículo é composto por um núcleo de disciplinas de formação básica e geral, denominado "Domínio Comum", por um conjunto de disciplinas de formação pedagógica, comum a todas os cursos de licenciatura, denominado “Domínio Conexo”, e por um grupo de disciplinas de formação profissional específicas da Geografia. Além das disciplinas de caráter obrigatório, o estudante deverá cursar algumas disciplinas optativas de sua livre escolha e de acordo com seus interesses, além de realizar atividades curriculares complementares (ACCs), de acordo com o exposto neste PPC.

Os objetivos do Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura estão em sintonia com os princípios filosóficos que norteiam a UFFS.

Na UFFS – Campus Erechim são oferecidas 50 vagas anuais, com aulas no turno da noite e com ingresso no primeiro semestre de cada ano.

Atualmente, o curso de Geografia do campus Erechim prevê a modalidade de bacharelado, que está em processo de implantação. Há previsão de que esta modalidade se inicie no primeiro semestre de 2020 com o quantitativo de 25 vagas de ingresso. O Bacharelado em Geografia tem como objetivo promover a formação de profissionais capacitados para atuarem como bacharéis com perfil investigativo e sensíveis às questões da sociedade atual, contribuindo criticamente para a análise da dinâmica territorial e ambiental, abarcando tanto os aspectos físicos como sociais. Esta modalidade de curso forma um profissional capaz de suprir as lacunas em órgãos e instituições, empresas privadas e organizações sociais, nas áreas de planejamento, gestão e ordenamento territorial, ambiental, urbano, agrário e regional e ainda nas áreas de cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento, além da educação ambiental.

Turno do Bacharelado: Noturno

Modalidade: Presencial

Duração: 8 semestres

 

 

Turno: Noturno

Duração Mínima: 9 semestres

Modalidade: Presencial

Número de vagas anuais: 50