UFFS – Campus Chapecó criará Centro de Memória Histórico-Territorial do Oeste de Santa Catarina
Novidade é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Universidade e o Incra, que cederá acervo de documentos

Publicado em: 23 de fevereiro de 2024 11h02min / Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 14h02min

A UFFS – Campus Chapecó receberá, nas próximas semanas, um acervo de documentos que possibilitará a criação do Centro de Memória Histórico-Territorial do Oeste de Santa Catarina. O material será cedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que firmou com a Universidade um acordo de cooperação técnica, publicado no dia 16 de fevereiro no Diário Oficial da União (DOU).

Conforme o professor Émerson Neves da Silva, que coordena o projeto na UFFS, o acordo é resultado de diversas reuniões de trabalho, iniciadas em fevereiro de 2023, entre docentes da Universidade e representantes da Superintendência e Direção Regional do Incra. Nos encontros foram abordadas ações de pesquisa e extensão, visando a colaboração no processo de regularização fundiária do Incra na região. “A disponibilização do acervo documental do Incra à UFFS é uma dessas ações”, explica.

Conforme Silva, o acervo ficará sob a responsabilidade do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Agrários e Urbanos e Sociais (NIPEAS), do Laboratório de Estudos Territoriais e Ambientais (LAETA) e do Núcleo de Estudos Território Ambiente e Paisagem (NETAP). Após o recebimento, organização e tratamento adequado do material, ele será disponibilizado à consulta pública de pesquisadores e da comunidade regional. “O acervo é composto por 1.200 mapas, 15 mil processos de titulação por meio da regularização fundiária, além de aerofotos, plantas e memoriais, entre outros documentos, referentes à organização territorial da região Oeste de Santa Catarina”, afirma.

O professor comenta que essa documentação, através da implantação do projeto “Nas Trilhas da História e Memória", possibilitará a criação do Centro de Memória Histórico-Territorial em Chapecó. “Cabe destacar que esse acervo possui uma significativa relevância para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à organização do território do Oeste de Santa Catarina, potencializando estudos, em especial nas áreas de História, Geografia e Ciências Sociais, sobre questões fundiárias, econômicas, sociais, culturais”, ressalta.

“Para a UFFS, a guarda desse material representa um avanço significativo na realização de pesquisas em temas de suma importância para a região, possibilitando novos estudos que podem contribuir com processos de qualificação do desenvolvimento regional. De outra parte, a UFFS cumpre um papel fundamental na preservação da memória. Além disso, as atividades de pesquisa e manutenção do acervo também serão importantes à experiência formativa dos discentes que integrarão projetos de pesquisas e/ou estarão envolvidos no trabalho direto do Centro de Memória Histórico-Territorial”, finaliza.

Conforme o Incra, o acervo histórico e geográfico que será repassado para a UFFS abrange 82 municípios e traz informações produzidas desde o início dos anos 1970 acerca dos programas de colonização e de ocupação das terras rurais na região, assim como mapas detalhando os parcelamentos das terras em glebas, linhas e lotes desde a década de 1950. “O acervo cartográfico e documental a ser compartilhado possui inestimável valor histórico e geográfico, com informações que não estão disponíveis em nenhuma outra fonte”, destaca a chefe da unidade do Incra em Chapecó, Elizete Alexandre.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Incra/SChttp://tinyurl.com/5xh5kjn2