Professores comemoram início das atividades letivas do PPGEnf
Além da recepção aos mestrandos, Aula Magna marca a abertura do mestrado em Enfermagem

Publicado em: 04 de abril de 2024 13h04min / Atualizado em: 04 de abril de 2024 13h04min

A primeira atividade didática do novo mestrado da UFFS – Campus Chapecó, em Enfermagem, acontece na segunda-feira (8): a Aula Magna, com o tema “A Pós-Graduação e a carreira profissional: impacto social e o futuro da ciência no contexto da Enfermagem”, com a professora Agnes Olschowsky (UFRGS).

A aula acontece a partir das 10h, no auditório do bloco da Biblioteca. Antes, a partir das 9h, haverá apresentação do programa e as boas-vindas aos primeiros mestrandos.

O coordenador do mestrado, professor Jeferson Araújo, comenta sobre a razão do convite à professora Agnes: “além de outras prerrogativas, sua expertise será fundamental para idealizar caminhos e impulsionar o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFFS na busca por tornar-se um centro de formação de excelência de pesquisadores”. Segundo ele, a professora tem vasta experiência no campo da docência em Enfermagem, com a atuação como professora titular da UFRGS, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da mesma universidade (avaliado pela CAPES com nota 6, considerado um centro de excelência na pesquisa em Enfermagem no país), e, atualmente, coordenadora Adjunta dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação em Enfermagem da CAPES.

A criação e a necessidade do PPGEnf

A motivação da criação do PPGEnf, para o corpo docente, de acordo com o professor, foi, em parceria com os mestrandos, conseguir avançar em diversas frentes investigativas necessárias para o fortalecimento da Enfermagem na região. Mas, “acima de tudo, chegamos ao início das atividades letivas motivados para a formação de pesquisadores com excelência”, pontua ele.

Nesse sentido, ele reforça as expectativas do grupo com o PPGEnf: “amplificar as discussões sobre politicas, práticas, saberes, educação em saúde e formação em Enfermagem, no âmbito da pesquisa, do ensino e do serviço contribuindo para formação de novos pesquisadores focados na resolução de problemas de saúde em diversas frentes investigativas necessárias para o fortalecimento e desenvolvimento da Enfermagem presente no oeste catarinense e na Mesorregião da grande fronteira do Mercosul”.

A expansão dos serviços de saúde e pela Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul ser um polo de formação superior e encontrar-se em pleno desenvolvimento intelectual, social e econômico são os principais motivos para que o grupo acredite ser o PPGEnf importante e necessário para a região.
“Para melhor atender a população no seguimento saúde os profissionais e os serviços necessitam ampliar seus conhecimentos, prover avanços e captar recursos.

Nessa região há uma forte carência de Cursos de mestrado em Enfermagem para formação de profissionais voltados a investigar soluções aos problemas de saúde da região e do Sul Global. Nosso mestrado destaca-se por essa característica sendo reconhecido não só pela UFFS e pela comunidade regional como um centro de formação necessário, mas também por outros órgãos. O PPGEnf foi único programa, em nível acadêmico na grande área de Enfermagem, com APCN aprovado no Brasil durante a última Avaliação de Propostas de Cursos Novos pela CAPES”, finaliza ele.